Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

Aceitar

Happy Meal Readers

Os gémeos observam a Baleia

A baleia-azul é tão grande que torna qualquer aventura numa enorme aventura. Por isso, prepara-te para observar, juntamente com os gémeos, o maior animal existente no planeta.

A Baleia-azul sobressai no mar azul do Oceano Pacífico Sul?

Desta vez, também não viajamos no tempo. Mas sim pelo céu que sobrevoa o Oceano Pacífico Sul, para deslumbrar o maior mamífero de todos os tempos.
Apesar de grande, será que a baleia-azul é fácil de avistar?

Leia mais sobre esta aventura

Baleia-Azul


Nome científico: Balaenoptra musculus
Tipo: Mamífero
Expetativa de vida: 80 - 90 anos
Comprimento: Até 33,6 metros (maior exemplar registado)
Peso: Até 180 toneladas
Habitat: Todos os oceanos
Estado: em perigo

Conhece melhor a baleia-azul
Ganhou o nome pela sua natural coloração azul-acinzentada. De corpo longo e hidrodinâmico, a Baleia-azul possui uma cabeça larga em formato de U, que equivale a aproximadamente a 1/4 do tamanho do seu corpo.
As baleias-azuis vivem geralmente sozinhas, podendo ser avistadas em grupos maiores apenas em alturas de reprodução ou amamentação. Como animais migratórios que são, elas podem ser encontradas em qualquer oceano.
Não são consideradas grandes predadores, até porque não possuem dentes. Alimentam-se de pequenos crustáceos, zooplâncton, pequenos peixes e moluscos. Alimentando-se tanto à superfície como a grandes profundidades.
Atingem a maturidade sexual por volta dos 10 anos de idade e a gestação dura entre 11 a 12 meses. As crias já nascem com grande tamanho e peso, apresentando cerca de 7 metros de comprimento e mais de 2 toneladas.

Estado da espécie:
Num passado recente, chegaram a estar em vias de extinção. A sua população sofreu uma redução preocupante provocada pela caça desenfreada e desmedida. Por isso, na década de 60, a Baleia-azul passou a ser espécie protegida por lei. Atualmente, esta espécie continua na lista de espécies protegidas. Contudo, enfrenta ainda uma ameaça com maior dimensão que a sua: as alterações climáticas e respetivas consequência no seu habitat.

Curiosidades: 
  • A baleia-azul possui dois respiradores.
  • Em média, o coração de uma baleia-azul tem o tamanho de um piano.
  • A baleia-azul pode alcançar mais de trinta metros de comprimento
  • Mais do que três autocarros juntos.
  • São animais difíceis de estudar, não só por existirem poucos exemplares da espécie como por ser encontrarem habitualmente em águas profundas.
  • A baleia-azul fêmea é maior que o macho.
  • Os jatos de água expelido pelas baleias-azuis formam colunas que pode atingir entre seis a 12 metros de comprimento.