Distância
Selecione o raio de distância máximo
Selecione a distância
5km
- 5km
- 10km
- 15km
- 20km
Voltar
Franchising
Maria Emília Santos
Tornou-se franquiada em 1997, com a inauguração do restaurante McDonald’s de Santarém, e gere cinco restaurantes entre o Ribatejo e o Carregado.
"Tinha o desejo de ter um negócio que permitisse conciliar o empreendedorismo com a parceria de uma marca forte. Escolhi a McDonald's pela elevado imagem e notoriedade de marca e pelo forte apoio que presta ao franquiado em todas as vertentes do negócio. Tem sido uma experiência muito gratificante e desafiante, quer pelo trabalho que tenho tido oportunidade de desenvolver com as equipas dos meus restaurantes, quer pelo crescimento e desenvolvimento do meu negócio."
Candidatura a Franquiado
Preencha e envie-nos, por favor, o seu formulário de candidatura.
Consulte as nossas FAQ's
Como me posso tornar franquiado McDonald’s?
Poderá aceder aqui, no site da McDonald's à área de Franchising, e conhecer os passos necessários para apresentar a sua candidatura a franquiado McDonald's.
Quais são os critérios de seleção para franquiados?
Para a McDonald's, um franquiado deve ser uma pessoa empreendedora e inovadora, com capacidade para trabalhar e liderar equipas. Gerir um restaurante McDonald's é como gerir uma pequena ou média empresa, pelo que a capacidade de gerir um negócio, motivar e liderar equipas e fazer crescer um projeto de forma bem-sucedida, são características essenciais.
Qual o investimento necessário para me tornar franquiado?
O investimento inicial para um franchising McDonald's é entre 1 milhão e 1 milhão e meio de euros, consoante o restaurante. Exige-se ao candidato que, desta quantia, 40 por cento da mesma, consista em capitais próprios, ou seja, sejam parte integrante do património pessoal do candidato, sem que tenha que proceder a reembolso ou devolução por provir de terceiros em virtude de empréstimo ou figuras similares.
A minha família, amigos ou sócios podem contribuir com dinheiro para a aquisição do franchising?
Não. A McDonald's não atribui franchisings a sócios ou investidores a qualquer título. O candidato deverá ser capaz de fazer face, pessoalmente, aos requisitos financeiros exigidos e estar disposto a dedicar-se a tempo inteiro à atividade do restaurante McDonald's. Aliás, um franquiado deverá deixar de se dedicar a qualquer outro negócio ou atividade profissional e deverá terminar com sucesso o seu programa de formação e avaliação, que tem a duração média de doze meses.
Posso escolher a localização do restaurante?
Não. É a McDonald’s que realiza todo o processo de avaliação e seleção dos locais onde irá instalar um restaurante e, quando se aproxima o momento da abertura, e dependendo das necessidades da companhia, é que faz uma oferta ao candidato que esteja próximo do momento de terminar a sua formação, ou a um franquiado que já esteja integrado no sistema.
Que tipo de apoio da marca está incluído no valor de investimento inicial?
Ao longo de todo o período de vigência do contrato, o franquiado pode contar, diariamente, com o apoio de uma estrutura organizada para a montagem, gestão e desenvolvimento do seu negócio. Este apoio passa pela escolha do local e realização das obras de instalação da unidade, pela prestação de formação prévia - - focando as vertentes teóricas e práticas do negócio, por forma a dotar os franquiados de todos os conhecimentos necessários para gerir um restaurante - e formação contínua (durante a duração do contrato) no Centro de Formação da McDonald's Portugal.
Qual o tempo previsto para a recuperação do investimento inicial?
A rentabilidade de um restaurante McDonald's depende de uma série de fatores com, as vendas realizadas, a localização do restaurante, os custos operacionais, e também a capacidade do próprio franquiado para dirigir e controlar o seu negócio.
Qual a duração do contrato de franchising McDonald’s?
Os contratos de franquia têm a duração, em regra, de 20 anos.