• Home
  • Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Ambiente

Alguns restaurantes têm placas com informação sobre “energia verde”. O que significam?

Significa que a energia utilizada nesses restaurantes McDonald's é proveniente, exclusivamente, de fontes renováveis, ou seja, a chamada "energia verde", fornecida por uma empresa certificada por entidades independentes.

Fazem alguma gestão do vosso consumo de água?

Temos vindo a trabalhar de forma a otimizar os consumos de água nos restaurantes McDonald's. Nesse sentido, numa grande parte dos restaurantes do nosso país, já foram instalados sistemas de poupança de água como torneiras com temporizador, depósitos para águas pluviais, sistemas de rega mais eficientes (com identificação das necessidades de modo a evitar desperdício), urinóis sem água e sistemas de dupla descarga, que permitiu reduzir o consumo de água em cerca de 150 mil litros por restaurante/ano.

Fazem alguma coisa para reduzir o vosso lixo?

Realizamos a separação de resíduos para reciclagem - plásticos/metal, papel, óleo usado, pilhas, orgânicos e indiferenciados - ao nível da cozinha e da sala do restaurante.

Os resíduos provenientes de embalagens de cartão e plástico, por exemplo, são devidamente acondicionados em contentores próprios e corretamente encaminhados para valorização.

O que fazem com os óleos usados?

Os óleos usados são recolhidos em todos os restaurantes nacionais e reutilizados na produção de biodiesel que, posteriormente, é utilizado pela frota de distribuição da HAVI, parceiro logístico da McDonald's (este combustível permite percorrer 450.000 km), e na indústria do sabão, por uma empresa portuguesa licenciada para o efeito.
Este é um sistema de recolha a nível nacional, que foi implementado pela McDonald's Portugal, sendo hoje um case study a nível europeu e que permite reutilizar, anualmente, 500 toneladas de óleo.

É verdade que a McDonald’s contribui para a desflorestação da Amazónia?

Desde 1989, que a McDonald's adotou uma política rigorosa contra o fornecimento de carne bovina proveniente da floresta da Amazónia. Cada fornecedor de carne da McDonald's no Brasil afirmou a sua conformidade com esta política e está ciente que a McDonald's cessará imediatamente o acordo com qualquer fornecedor cujas matérias-primas sejam provenientes da floresta da Amazónia.

O que estão a fazer para reduzir as emissões de metano produzidas pela criação de gado bovino?

A produção sustentável de carne de vaca é uma das nossas principais preocupações, tendo vindo a ser introduzidas medidas a nível mundial para reduzir a emissão de gases de metano na atmosfera e respetiva pegada carbónica. Por exemplo, os animais são criados em pasto e em quintas próximas dos mercados de consumo; a carne de vaca consumida em Portugal é proveniente apenas de fornecedores da união europeia, sendo os hambúrgueres 100% carne de vaca produzidos no nosso fornecedor exclusivo, OSI Food Solutions, sediado em Toledo; a McDonald's associou-se também à World Wildlife Fund (WWF), como patrocinador principal da primeira conferência global em prol da sustentabilidade da carne de vaca, com o objetivo de identificar as melhores práticas e áreas de oportunidade para melhoria.

O que é que a McDonald’s está a fazer para acabar com o lixo que os seus clientes deixam na via pública?

Em Portugal, todos os restaurantes possuem brigadas de limpeza próprias que realizam rondas de limpeza na área circundante do restaurante, de modo a minimizar o impacto ambiental causado pelas embalagens que, muitas vezes, não são depositadas nos contentores próprios para esse efeito. Estas rondas de limpeza são efetuadas pelos próprios colaboradores dos restaurantes, num perímetro e periodicidade pré-definidos, sendo feitas pelo menos uma vez por dia. Para além disso, apostamos na sensibilização dos nossos consumidores através da disponibilização, nos restaurantes, de folhetos sobre boas práticas ambientais.

Apostam em políticas sustentáveis?

Sim. Por exemplo, implementámos, em 2006, uma política de pesca sustentável que é aplicada a todos os produtos de peixe que comercializamos. No âmbito desta política, temos desenvolvido parcerias com os nossos fornecedores com o objetivo de garantir que as fontes de pesca têm sistemas de gestão e práticas sustentáveis, que protejam os ecossistemas marinhos. Utilizamos igualmente, desde 2007, café certificado por organismos independentes, nomeadamente a Rainforest Alliance. Esta certificação garante que os produtores de café cumprem normas específicas na fase de produção, incluindo a proteção do ambiente e os direitos e bem-estar dos trabalhadores e das comunidades produtoras de café.

A McDonald's dispõe de vários outros projetos e casos na área do ambiente e sustentabilidade, que visam contribuir para um menor impacto ambiental e uma política ambiental cada vez mais eficaz. Poderá consultar alguns exemplos em http://bestpractices.mcdonalds.com/.

Emprego

Quantos colaboradores têm em Portugal?

A McDonald's emprega em Portugal cerca de 6.000 pessoas. Temos atualmente 145 restaurantes em território nacional, o que representa uma média de cerca de 50 trabalhadores por restaurante.

Qual a idade mínima para trabalhar na McDonald’s?

A idade mínima para trabalhar num restaurante McDonald's é a que está prevista na lei: 16 anos.

Como é que me posso candidatar a um emprego num restaurante McDonald’s?

Poderá enviar a sua candidatura através da Área "Bolsa de Emprego" disponível aqui no site ou preencher um folheto de candidatura disponível em qualquer restaurante McDonald's. Neste último caso, depois de preencher o folheto, deverá entregá-lo ao gerente do restaurante.

Quais são os critérios para seleção dos vossos funcionários?

A seleção de colaboradores para os restaurantes é feita com base numa metodologia própria. Para além de avaliarmos o perfil das competências técnicas para a função a que se candidata, são avaliadas, igualmente, competências de natureza comportamental, como capacidade para trabalhar em equipa, valorização e respeito pelos outros, pro-atividade, identificação com a marca, cumprimento de regras e procedimentos e orientação para o cliente.

A seleção de candidatos para os vários departamentos existentes na sede da McDonald's Portugal é feita por empresas especializadas que baseiam muitas vezes os processos de seleção em assessment centres. A seleção é feita com base num perfil de competências-alvo, pré-definido pela empresa, e numa avaliação da probabilidade de ajuste cultural do candidato à cultura organizacional da empresa.

Que tipo de contratos estabelecem com os vossos funcionários?

O nosso modelo de emprego assenta no princípio da admissão com contratos de trabalho sem termo e a termo.

Qual a vossa política de remunerações?

A remuneração tem sempre como referência o valor consignado na tabela salarial da Convenção Coletiva de Trabalho do setor da Restauração, para a função correspondente. Garantindo esse valor e dependendo do restaurante e da função, a remuneração será fixada de acordo com a política de cada restaurante não havendo limites máximos. Temos ainda a preocupação de adicionar à remuneração fixa, a remuneração variável, como prémios, e ainda um conjunto de benefícios que existem com a preocupação de reconhecer e recompensar a contribuição dos colaboradores para o sucesso da empresa.

Que tipo de formação têm os vossos funcionários?

Assim que um colaborador começa a trabalhar num restaurante McDonald's passa a estar em formação contínua. Essa formação é devidamente acompanhada e monitorizada e inclui formação teórico-prática sobre os procedimentos inerentes ao exercício da função e da operação do restaurante abarcando, desde a área de segurança alimentar, ao trabalho em equipa, sistemas de informação, liderança, entre
muitas outras.

Para além disso, dispomos de um Centro de Formação onde são ministrados cursos para diversos níveis e funções, sendo esta formação certificada pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).

Existe a possibilidade de um funcionário de um restaurante McDonald’s evoluir na carreira?

Sim, procuramos sempre apostar no desenvolvimento pessoal e profissional de todos os nossos colaboradores. É por isso que 50 por cento dos colaboradores da nossa sede e 90 por cento dos gerentes dos restaurantes começaram a sua carreira nos nossos restaurantes como funcionários. Pode conhecer alguns desses exemplos, aqui no site, na área Trabalhar na McDonald's.

Festas Aniversário

O que é que incluem as festas de aniversário McDonald’s?

A festa de aniversário inclui mesa(s) reservada(s) no restaurante, decorada(s), especificamente, para a festa, a presença de hospedeira e/ou comissário durante o período da festa, diversas atividades e jogos, um menu Happy Meal por criança convidada e o bolo de aniversário.

Como posso reservar uma festa de aniversário num restaurante McDonald’s?

Pode fazer a sua reserva por telefone ou pessoalmente no restaurante McDonald's onde pretende realizar a sua festa de aniversário.

Posso levar um bolo de aniversário meu?

Não, por questões de segurança alimentar, não é permitido levar produtos que não sejam do restaurante McDonald's. De qualquer forma, a festa de aniversário inclui o bolo de aniversário McDonald's.

Quanto custa a festa de aniversário do meu filho num restaurante McDonald’s?

O preço médio são oito euros por criança (exceto aniversariante), dependendo do restaurante McDonald's que escolher.

Posso realizar a festa de aniversário McDonald’s em qualquer dia da semana?

As festas realizam-se em horários e dias específicos a combinar com o restaurante. A duração média da Festa é de aproximadamente 90 minutos.

Franchising

Como me posso tornar franchisado McDonald’s?

Poderá aceder aqui, no site da McDonald's à área de Franchising, e conhecer os passos necessários para apresentar a sua candidatura a franchisado McDonald's.

Quais são os critérios de seleção para franchisados?

Para a McDonald's, um franchisado deve ser uma pessoa empreendedora e inovadora, com capacidade para trabalhar e liderar equipas. Gerir um restaurante McDonald's é como gerir uma pequena ou média empresa, pelo que a capacidade de gerir um negócio, motivar e liderar equipas, fazer crescer um projeto de forma bem-sucedida, são características essenciais.

Qual o investimento necessário para me tornar franchisado?

O investimento inicial para um franchising McDonald's é entre 600 mil e 1 milhão de euros, consoante o restaurante. Exige-se ao candidato que, desta quantia, 30 por cento da mesma, consista em capitais próprios, ou seja, sejam parte integrante do património pessoal do candidato, sem que tenha que proceder a reembolso ou devolução por provir de terceiros em virtude de empréstimo ou figuras similares.

A minha família, amigos ou sócios podem contribuir com dinheiro para a aquisição do franchising?

Não. A McDonald's não atribui franchisings a sócios ou investidores a qualquer título. O candidato deverá ser capaz de fazer face, pessoalmente, aos requisitos financeiros exigidos e estar disposto a dedicar-se a tempo inteiro à atividade do restaurante McDonald's. Aliás, um franchisado deverá deixar de se dedicar a qualquer outro negócio, ou atividade profissional e deverá terminar com sucesso o seu programa de formação e avaliação com a duração aproximada de doze meses.

Posso escolher a localização do restaurante?

A McDonald's não forma um franchisado para um local concreto. De referir que é a McDonald's que realiza todo o processo de avaliação e seleção dos locais onde irá instalar um restaurante. Também é a McDonald's que adquire a titularidade do local, e realiza o investimento na remodelação ou construção do edifício. Quando se aproxima o momento da abertura ao público, e dependendo das necessidades da companhia, é então feita uma oferta ao candidato que esteja próximo do momento de terminar a sua formação.

Qual o tempo previsto para a recuperação do investimento inicial?

A rentabilidade de um restaurante McDonald's depende de uma série de fatores com, as vendas realizadas, a localização do restaurante, os custos operacionais, e também a capacidade do próprio franchisado para dirigir e controlar o seu negócio.

Que tipo de apoio da marca está incluído no valor de investimento inicial?

Ao longo de todo o período de vigência do contrato, o franchisado pode contar, diariamente, com o apoio de uma estrutura organizada para a montagem, gestão e desenvolvimento do seu negócio. Este apoio passa pela escolha do local e realização das obras de instalação da unidade, pela prestação de formação prévia (com a duração entre 9 a 12 meses) - focando as vertentes teóricas e práticas do negócio, por forma a dotar os franchisados de todos os conhecimentos necessários para gerir um restaurante - e formação contínua (durante a duração do contrato) dada ao franchisado e a todos os seus colaboradores no Centro de Formação da McDonald's Portugal.

Qual a duração do contrato de franchising McDonald’s?

Os contratos de franquia têm a duração, em regra, de 20 anos.

Nutrição

Onde é que podemos encontrar informação nutricional sobre os vossos produtos?

A informação nutricional está disponível em grande parte das embalagens dos nossos produtos, app mobile McDonald's e no nosso site em https://mcdonalds.pt/ementa/ . A informação sobre alergénios está também disponível nos SOKs -nos restaurantes que dispõem deste equipamento - e nos restaurantes, podendo solicitá-la ao Gerente.

 

Porque é que deixaram de ter a informação de Valor Diário Recomendado para crianças?

Em 2014, a indústria alinhou em toda a Europa a informação do Valor Diário Recomendado (VDR) de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e nestas recomendações não estão previstos VDR para crianças. Daí termos deixado de incluir essa informação e passar a existir apenas o DDR (dose diária recomendada) para adultos.

Porque foi efetuada esta alteração da informação nutricional?

A McDonald's disponibiliza informação nutricional dos seus produtos desde 2006, tendo sido pioneira no setor da restauração. Por uma questão de uniformização e simplificação do processo de leitura e acesso à informação, optámos por seguir o modelo recomendado pela da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Os valores do Big Mac estão diferentes. Porquê? Alteraram o produto?

De acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde, alterámos a nossa forma de cálculo dos valores nutricionais, passando a incluir as calorias das fibras, por exemplo. Daí alguns produtos terem sofrido algumas alterações. O produto em si não teve modificações.

Existe uma nova diretiva sobre alergénios – como é que a McDonald’s a vai aplicar?

A McDonald's já disponibilizava informação sobre alergénios e continuará a fazê-lo, estando disponíveis para consulta no nosso site, ou app mobile, com informação por produto e no restaurante, podendo solicitar ao Gerente. Nos restaurantes onde existam SOKs, estará também disponível para consulta nos mesmos.

É verdade que os vossos produtos são muito calóricos?

O valor calórico varia consoante os produtos ou menus escolhidos. Contudo, poderá encontrar informação nutricional, de acordo com o seu perfil e necessidades específicas, nas nossas embalagens, site (em https://mcdonalds.pt/ementa/) e app mobile. 

 

Tendo em conta a promoção de uma alimentação equilibrada, quantas vezes é que um adulto deve ir à McDonald’s?

A McDonald's tem apostado na variedade e, por isso, tem diferentes opções para diversos momentos e necessidades de consumo. A grande diversidade de opções que colocamos à disposição dos nossos consumidores, permite que cada um escolha a refeição com o valor nutricional mais adequado ao seu perfil e ao seu estilo de vida, pelo que, o número de visitas, depende de cada consumidor, que as deve ajustar às suas necessidades diárias de consumo.

Que alterações têm feito ao nível do perfil nutricional dos produtos?

A McDonald's tem vindo a trabalhar na reformulação do perfil dos produtos a nível europeu, concentrando esforços, nos últimos anos, na redução do teor de sal, açúcar e gorduras. O principal objetivo é que essas alterações ocorram de forma responsável (por exemplo, não substituindo o sal por ingredientes artificiais ou outros químicos) e que não desvirtuam o sabor dos nossos produtos.

Qualidade

Porque é que os vossos funcionários não usam luvas?

Realizámos diversos estudos e análises e concluímos que a manipulação de alimentos com mãos lavadas e higienizadas corretamente é mais eficaz do que com luvas. Assim, para além da lavagem e higienização de mãos, obrigatória antes do início dos trabalhos em qualquer posto do restaurante, todas as cozinhas dos nossos restaurantes têm um sistema de alarme, programado para tocar de 30 em 30 minutos, avisando os funcionários para que lavem e higienizem as mãos, num ponto de lavagem próprio, com um sabão germicida seguido de um gel higienizante. 

Utilizam hidróxido de amónia na confeção dos vossos hambúrgueres?

Não. A McDonald's, em Portugal, bem como na Europa, nunca usou hidróxido de amónia na elaboração dos seus hambúrgueres de carne de vaca. Os nossos hambúrgueres são certificados por uma entidade independente, a APCER (Associação Portuguesa de Certificação), segundo a norma 5003, que atesta que são 100% carne de vaca.

 

Que tipo de carne utilizam nos vossos hambúrgueres?

Nos nossos hambúrgueres de vaca só usamos carne das abas e quartos dianteiros da vaca. São hambúrgueres 100% carne de vaca.

Usam algum tipo de aditivo ou conservante nos vossos hambúrgueres de vaca?

Não, não utilizamos conservantes ou aditivos na confeção dos nossos hambúrgueres. Os nossos hambúrgueres são constituídos por 100% carne de vaca. No restaurante, os hambúrgueres são grelhados, adicionando apenas uma pitada de sal e pimenta. 

De que são feitos os vossos Chicken McNuggets?

Nos nossos Chicken McNuggets utilizamos apenas carne 100% de frango, mais concretamente peito de frango. Os McNuggets são revestidos por um panado constituído por farinha de trigo e milho, óleo vegetal, sal, pão ralado e especiarias. 

 

Qual o tipo de óleo que utilizam?

Utilizamos óleo 100% vegetal de colza e girassol de alto teor oleico, que é escumado, filtrado e controlado diariamente.

Onde é que compram a vossa carne?

Todos os hambúrgueres de vaca são fornecidos pelo nosso fornecedor exclusivo, a OSI Food Solutions que, por sua vez compra a carne a diferentes fornecedores europeus de vários países, incluindo de Portugal. Até final de 2014 estimamos que a carne portuguesa já represente 50% das nossas necessidades.

Os frangos são criados em gaiolas minúsculas?

Não, os nossos frangos são criados indoor, em condições que cumprem na íntegra as regras de bem-estar animal no que toca à temperatura e humidade do ar, espaço disponível e livre acesso a água e a alimentação. 

Os McNuggets são mesmo de frango? Como é possível saber exatamente o que entra no fabrico dos produtos de frango?

Sim, são mesmo de frango. Os nossos McNuggets são apenas carne 100% peito de frango, panada, formada e revestida por um panado constituído por trigo, farinha de milho, amido, fermento, óleo vegetal, ervas aromáticas e especiarias. 

São os vossos funcionários que lavam a alface e o tomate que comemos nos hambúrgueres?

Os restaurantes recebem os produtos frescos, como a alface e o tomate, já lavados, higienizados, cortados e embalados pelos nossos fornecedores, prontos a serem consumidos. 

Porque é que as vossas maçãs não oxidam?

Porque usamos apenas as melhores maçãs, de Alcobaça, e porque são cortadas cuidadosamente e protegidas com um antioxidante natural (vitamina C), e embaladas em atmosfera modificada, que as protege do oxigénio do ar, visto que este é o principal responsável pela oxidação da fruta.

Todos os vossos fornecedores são americanos?

Nenhum dos nossos fornecedores de produtos é americano, são todos europeus. Em Portugal, trabalhamos com mais de 30 fornecedores nacionais. 

FIRM

Qual é o objetivo da McDonald’s ao criar/apoiar esta instituição?

A criação da Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) teve como objetivo criar, em Portugal, uma Instituição Particular de Solidariedade Social que promovesse o bem-estar das crianças em tratamento hospitalar, nomeadamente, através da criação das Casas Ronald McDonald.

Qual a ligação da McDonald’s à FIRM?

A Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) foi fundada pela Sistemas McDonald's Portugal, em 2000, e conta com o apoio desta, dos franquiados McDonald's, de muitas outras empresas e instituições e da própria sociedade civil, que ajudam a Fundação a prosseguir com os seus objetivos.

Como começou a parceria entre a McDonald’s e a FIRM?

A génese da FIRM teve como inspiração a parceria informal formada em 1974, em Filadélfia (E.U.A.), entre uma equipa de futebol americano, um hospital pediátrico e a McDonald's. Pode conhecer a história da FIRM, com mais detalhe, através do site www.fundacaoronaldmcdonald.com.

Como é que a McDonald’s ajuda a FIRM?

A campanha McSorriso é uma das iniciativas que a McDonald's realiza, todos os anos, em prol da FIRM. É uma campanha que envolve todos os restaurantes McDonald's de Portugal, com o objetivo de angariar fundos para garantir a sustentabilidade financeira da FIRM e mais, concretamente, dos seus dois maiores projetos: a Casa Ronald McDonald de Lisboa (em funcionamento desde 2008) e a construção da Casa Ronald McDonald do Porto. Para além disso, todos os restaurantes McDonald's têm caixas-mealheiro para que a população em geral possa contribuir para esta causa.

Como posso entrar em contacto com a FIRM?

Pode entrar em contacto com a Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM) através do site www.fundacaoronaldmcdonald.com ou da sua página de Facebook www.facebook.com/fundacaoronaldmcdonald.