Perguntas Frequentes

Ambiente

Ambiente

Alguns restaurantes têm placas com informação sobre “energia verde”. O que significam?

Significa que a energia utilizada nesses restaurantes McDonald's é proveniente, exclusivamente, de fontes renováveis, ou seja, a chamada "energia verde", fornecida por uma empresa certificada por entidades independentes.

Fazem alguma gestão do vosso consumo de água?

Temos vindo a trabalhar de forma a otimizar os consumos de água nos restaurantes McDonald's. Nesse sentido, numa grande parte dos restaurantes do nosso país, já foram instalados sistemas de poupança de água como torneiras com temporizador, depósitos para águas pluviais, sistemas de rega mais eficientes (com identificação das necessidades de modo a evitar desperdício), urinóis sem água e sistemas de dupla descarga, que permitiu reduzir o consumo de água em cerca de 150 mil litros por restaurante/ano.

Fazem alguma coisa para reduzir o vosso lixo?

Realizamos a separação de resíduos para reciclagem - plásticos/metal, papel, óleo usado, pilhas, orgânicos e indiferenciados - ao nível da cozinha e da sala do restaurante.

Os resíduos provenientes de embalagens de cartão e plástico, por exemplo, são devidamente acondicionados em contentores próprios e corretamente encaminhados para valorização.

O que fazem com os óleos usados?

Os óleos usados são recolhidos em todos os restaurantes nacionais e reutilizados na produção de biodiesel que, posteriormente, é utilizado pela frota de distribuição da HAVI, parceiro logístico da McDonald's (este combustível permite percorrer 450.000 km), e na indústria do sabão, por uma empresa portuguesa licenciada para o efeito.
Este é um sistema de recolha a nível nacional, que foi implementado pela McDonald's Portugal, sendo hoje um case study a nível europeu e que permite reutilizar, anualmente, 500 toneladas de óleo.

É verdade que a McDonald’s contribui para a desflorestação da Amazónia?

Desde 1989, que a McDonald's adotou uma política rigorosa contra o fornecimento de carne bovina proveniente da floresta da Amazónia. Cada fornecedor de carne da McDonald's no Brasil afirmou a sua conformidade com esta política e está ciente que a McDonald's cessará imediatamente o acordo com qualquer fornecedor cujas matérias-primas sejam provenientes da floresta da Amazónia.

O que estão a fazer para reduzir as emissões de metano produzidas pela criação de gado bovino?

A produção sustentável de carne de vaca é uma das nossas principais preocupações, tendo vindo a ser introduzidas medidas a nível mundial para reduzir a emissão de gases de metano na atmosfera e respetiva pegada carbónica. Por exemplo, os animais são criados em pasto e em quintas próximas dos mercados de consumo; a carne de vaca consumida em Portugal é proveniente apenas de fornecedores da união europeia, sendo os hambúrgueres 100% carne de vaca produzidos no nosso fornecedor exclusivo, OSI Food Solutions, sediado em Toledo; a McDonald's associou-se também à World Wildlife Fund (WWF), como patrocinador principal da primeira conferência global em prol da sustentabilidade da carne de vaca, com o objetivo de identificar as melhores práticas e áreas de oportunidade para melhoria.

O que é que a McDonald’s está a fazer para acabar com o lixo que os seus clientes deixam na via pública?

Em Portugal, todos os restaurantes possuem brigadas de limpeza próprias que realizam rondas de limpeza na área circundante do restaurante, de modo a minimizar o impacto ambiental causado pelas embalagens que, muitas vezes, não são depositadas nos contentores próprios para esse efeito. Estas rondas de limpeza são efetuadas pelos próprios colaboradores dos restaurantes, num perímetro e periodicidade pré-definidos, sendo feitas pelo menos uma vez por dia. Para além disso, apostamos na sensibilização dos nossos consumidores através da disponibilização, nos restaurantes, de folhetos sobre boas práticas ambientais.

Apostam em políticas sustentáveis?

Sim. Por exemplo, implementámos, em 2006, uma política de pesca sustentável que é aplicada a todos os produtos de peixe que comercializamos. No âmbito desta política, temos desenvolvido parcerias com os nossos fornecedores com o objetivo de garantir que as fontes de pesca têm sistemas de gestão e práticas sustentáveis, que protejam os ecossistemas marinhos. Utilizamos igualmente, desde 2007, café certificado por organismos independentes, nomeadamente a Rainforest Alliance. Esta certificação garante que os produtores de café cumprem normas específicas na fase de produção, incluindo a proteção do ambiente e os direitos e bem-estar dos trabalhadores e das comunidades produtoras de café.

A McDonald's dispõe de vários outros projetos e casos na área do ambiente e sustentabilidade, que visam contribuir para um menor impacto ambiental e uma política ambiental cada vez mais eficaz. Poderá consultar alguns exemplos em http://bestpractices.mcdonalds.com/.