Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

MLovers

Política de Privacidade

Declaração de Privacidade Global da McDonald's

Última atualização: 25 de Maio de 2018
A presente Declaração de Privacidade descreve a forma como a McDonald’s, nos países identificados mais abaixo, recolhe, usa, protege e partilha as informações pessoais dos seus clientes. A palavra “clientes” abrange quem visita os restaurantes, usa os sites e aplicações móveis da McDonald’s e interage com a McDonald’s por outros meios.

Alguns dos países em que a McDonald’s desenvolve a sua atividade têm leis que exigem que partilhe determinadas informações específicas sobre privacidade com os seus clientes nesses países. Como tal, a presente Declaração de Privacidade compreende duas secções – uma declaração aplicável globalmente e uma adenda específica do país.

Esta secção inicial descreve a forma como a McDonald’s recolhe, usa, protege e partilha informações de clientes. Quando existirem variações para um determinado país ou informações adicionais que tenham de ser fornecidas de acordo com as leis do país aplicável, o cliente deve consultar a adenda específica do país aplicável (deve clicar no país para ver a adenda específica desse país):

  • Áustria
  • Bélgica
  • República Checa
  • França
  • Alemanha
  • Hungria
  • Irlanda
  • Itália
  • Países Baixos
  • Polónia
  • Portugal
  • Eslováquia
  • Espanha
  • Suíça
  • Reino Unido
  • Estados Unidos
O responsável pelo tratamento dos dados relativos às informações pessoais do cliente é a entidade da McDonald’s na jurisdição em que as informações pessoais do cliente são recolhidas. Note-se que em alguns países pode haver uma outra entidade que seja a responsável pelo tratamento dos dados. Para mais informações sobre o responsável pelo tratamento dos dados relativos às informações pessoais do cliente, o cliente deve consultar a adenda específica do país aplicável.

Se for um cliente num país não indicado acima, o cliente deve visitar o site da McDonald’s desse país para ver a Declaração de Privacidade aplicável. O cliente pode encontrar os sites da McDonald’s nos vários países aqui.

Muitos dos restaurantes da McDonald’s são detidos e explorados por franquiadoss, que são empresários e empresárias independentes. A presente Declaração de Privacidade não se aplica aos franquiados da McDonald’s nem aos seus sites ou aplicações móveis. O cliente deve consultar os avisos de privacidade dos franquiados da McDonald’s para obter informações sobre a forma como usam informações de clientes.

Informações que a McDonald’s recolhe

A McDonald's pode recolher informações pessoais sobre o cliente quando visita os restaurantes, usa os sites ou aplicações móveis da McDonald's (“serviços online”) e quando interage com a McDonald's por outros meios (em conjunto, “serviços”). As informações que a McDonald's recolhe pertencem a três categorias: (a) informações que o cliente fornece à McDonald’s; (b) informações que a McDonald's recolhe através de meios automáticos; e (c) informações que a McDonald's recolhe de outras fontes.  
 
Geralmente, o fornecimento das informações pessoais pelo cliente é voluntário. No entanto, pode haver situações em que o fornecimento das informações pessoais pelo cliente é necessário para prestar um serviço ou é exigido por lei. Note-se que em determinados casos a McDonald's pode não poder prestar os seus serviços ao cliente, a menos que este lhe forneça as informações. A McDonald's irá informar o cliente quando o fornecimento das suas informações pessoais for necessário.  
 
A McDonald's pode combinar as informações que o cliente lhe fornece com informações recolhidas através de métodos automáticos e com informações que recebe de outras fontes. 
 
A McDonald's recolhe informações que o cliente lhe fornece
 
O cliente pode fornecer as seguintes informações à McDonald's, dependendo da forma como interage com a McDonald's:
 
elementos pessoais, como o seu nome, morada e endereço de correio eletrónico, número de telefone, informações sobre o dia de aniversário e outras informações de contacto, quando se regista nos serviços online da McDonald's, acede ao Wi-Fi, participa num dos concursos da McDonald's ou contacta a McDonald's por telefone ou através dos seus serviços online;
informações sobre operações, incluindo informações sobre os produtos que compra, preços, métodos de pagamento e elementos sobre pagamentos;
informações sobre a conta, como o seu nome de utilizador ou palavra-passe (ou qualquer outra coisa que o identifique) utilizado para aceder aos serviços online da McDonald's ou para comprar ou usar os produtos e serviços da McDonald's; 
informações de perfil, incluindo produtos e serviços de que gosta ou as horas em que prefere visitar a McDonald's; e
outras informações pessoais que decida fornecer à McDonald's quando interage com a McDonald's.
A McDonald's recolhe informações através de métodos automáticos
 
A McDonald's pode recorrer a tecnologia automática para recolher informações do sistema informático ou do dispositivo móvel do cliente quando visita os restaurantes da McDonald's, usa os serviços online da McDonald's ou tecnologia existente no restaurante. A tecnologia automática pode incluir cookies, objetos locais partilhados e monitores de atividade (web beacons). A Secção 6 contém mais informações sobre cookies e outras tecnologias. 
 
A McDonald's pode recolher informações do cliente sobre o seu:
 
endereço de protocolo internet (IP); 
data e hora de acesso aos serviços online da McDonald's ou a tecnologia existente no restaurante; 
nome e URL do ficheiro obtido quando usa os serviços online da McDonald's; 
sistema operacional e tipo de programa de navegação do computador ou dispositivo móvel;
tipo de dispositivo móvel e as suas definições;
identificador único do dispositivo (UDID) ou identificador de equipamento móvel (MEID) do seu dispositivo móvel;
números de série de dispositivos e componentes;
identificadores de publicidade (por exemplo, IDFAs e IFAs) ou identificadores semelhantes; 
site referenciador (um site que o tenha levado ao site da McDonald's) ou aplicação referenciadora; e
atividade relacionada com a forma como cliente usa os serviços online da McDonald’s, como as páginas que visita nos sites ou nas aplicações móveis da McDonald's.  
 
Os serviços online da McDonald's e a tecnologia existente nos restaurantes podem recolher informações sobre a localização exata do dispositivo móvel ou computador do cliente recorrendo a geolocalização e tecnologias como GPS, Wi-Fi, Bluetooth ou proximidade à antena de telemóvel. Para a maioria dos dispositivos móveis e sistemas informáticos, será pedido ao cliente que dê a sua autorização para a McDonald’s tratar estas informações. O cliente pode revogar a sua autorização para a McDonald’s recolher estas informações usando as definições do dispositivo ou do programa de navegação. Se o cliente tiver dúvidas quanto à forma de impedir a McDonald’s de recolher informações exatas sobre a sua localização, a McDonald’s recomenda-lhe que contacte o seu fornecedor de serviços do dispositivo móvel, o fabricante do dispositivo ou o fornecedor do seu programa de navegação. Alguns serviços online e tecnologia existente no restaurante podem não funcionar corretamente sem informações sobre a localização do cliente. Caso o cliente pretenda que a McDonald’s apague informações que recolhe que possam identificar a sua localização, deve contactar a McDonald’s através do seu Gabinete da Proteção de Dados Global ou Local usando os elementos para contacto fornecidos mais abaixo. Por lei, a McDonald's pode estar obrigada a conservar certas informações.
 
A McDonald’s recolhe informações de outras fontes
 
A McDonald's pode recolher informações sobre o cliente junto de outras empresas e organizações, incluindo bases de dados públicas, plataformas de redes sociais ou parceiros terceiros, como fornecedores de análises de dados ou marketing. A McDonald's também pode recolher informações disponíveis publicamente. Por exemplo, a McDonald's pode recolher informações de perfil públicas sobre o cliente quando interage com a McDonald's através de redes sociais. A McDonald's também pode recolher comunicações que lhe sejam endereçadas ou sobre si nas redes sociais.  
 
A McDonald's pode combinar as informações que o cliente lhe fornece com informações recolhidas através de métodos automáticos e com informações que recebe de outras fontes.

Forma como a McDonald's usa as informações que recolhe

A McDonald's pode usar as informações que recolhe das maneiras seguintes.
 
Para prestar os seus serviços e contratar com o cliente:

  • responder a solicitações do cliente, executar pedidos e processar pagamentos dos produtos e serviços da McDonald's;
  • comunicar com o cliente sobre os seus pedidos, compras ou contas com a McDonald's, solicitações, questões e comentários;
  • prestar serviços online ao cliente, o que abrange os sites ou aplicações móveis da McDonald's;
  • prestar assistência ao cliente, incluindo tratar questões relativas aos serviços da McDonald's.

Vender ao cliente, melhorar os serviços da McDonald's, bem como para os seguintes interesses comerciais legítimos:
- informar o cliente sobre os produtos e serviços, concursos, ofertas, promoções ou eventos especiais da McDonald's que julgue interessarem ao cliente;
- informar o cliente sobre os produtos e serviços dos parceiros comerciais da McDonald's; 
- personalizar a experiência do cliente nos restaurantes da McDonald's e com os serviços online da McDonald's; 
- gerir a atividade da McDonald's, incluindo o desenvolvimento de novos produtos e serviços, realização de pesquisas sobre consumidores e operações e avaliação da eficácia das suas vendas, marketing e publicidade; 
- usar tecnologias de análise e definição de perfis para personalizar a experiência do cliente, disponibilizar conteúdos (incluindo publicidade) ajustada aos interesses e à forma como o cliente usa os serviços online da McDonald's ou tecnologias existentes nas lojas, gerir o negócio da McDonald's, ajudar a diagnosticar questões técnicas e relacionadas com os serviços, administrar os serviços online da McDonald's e tecnologias existentes nas lojas, identificar utilizadores dos serviços online da McDonald's, identificar dispositivos para efeitos de prevenção de fraudes, recolher informações demográficas sobre os seus clientes e determinar padrões de utilização dos seus serviços;
- manter, gerir e melhorar os produtos, ofertas, promoções e serviços online e outras tecnologias da McDonald's;
- garantir a segurança das redes e sistemas da McDonald's.

Para cumprir a legislação aplicável:
- proteger de fraudes e de outros crimes, reclamações e responsabilidades, assim como identificá-los e preveni-los;
- cumprir as obrigações legais e as políticas da McDonald's; 
- declarar, exercer ou defender um direito num processo judicial; e
- monitorizar e comunicar questões relacionadas com o cumprimento das normas.   

Com o consentimento do cliente (quando for exigido nos termos da lei aplicável), a McDonald's pode usar as informações que recolhe para as seguintes finalidades:
- enviar ao cliente mensagens de correio eletrónico ou de texto sobre os produtos e serviços, concursos, ofertas, promoções ou eventos especiais da McDonald's que julgue interessarem ao cliente;
- enviar ao cliente mensagens de correio eletrónico ou de texto sobre os produtos e serviços dos parceiros comerciais da McDonald's;
- fornecer serviços baseados na localização; 
- fornecer serviços online a menores de 16 anos (se for dado consentimento por parte do titular das responsabilidades parentais);
- aplicar cookies e tecnologias semelhantes; e
- prestar serviços online ao cliente, o que abrange os sites ou aplicações móveis da McDonald's. 

A McDonald's pode usar as informações que recolhe sobre o cliente de outras maneiras, que comunicará ao cliente no momento em que as recolher ou para o que irá pedir o consentimento do cliente.

Forma como a McDonald's partilha as informações que recolhe

A McDonald's pode partilhar as informações pessoais do cliente dentro da Família McDonald's. A Família McDonald's inclui a McDonald’s Corporation, as suas afiliadas, as suas subsidiárias e os seus franquiados. Uma lista destas entidades ou onde o cliente pode encontrar mais informações está disponível em link. Os membros da Família McDonald's que recebem da McDonald's as referidas informações não estão autorizadas a usá-las nem a partilhá-las, exceto da forma prevista na presente Declaração de Privacidade.  
 
A McDonald's pode partilhar as informações pessoais do cliente com fornecedores lhe prestem serviços, tais como execução de pedidos, prestação de serviços de tratamento de dados e outros serviços relacionados com tecnologias da informação, gestão de promoções, concursos, passatempos e sorteios, realização de pesquisas e análises e personalização das experiências individuais dos clientes da McDonald’s. A McDonald's não permite que estes prestadores usem estas informações ou as partilhem para quaisquer finalidades diferentes da prestação de serviços por conta da McDonald's.    
 
A McDonald's pode, devido a razões estratégicas ou outras razões comerciais, decidir vender ou transmitir a totalidade ou parte do seu negócio. Como parte da referida venda ou transmissão, a McDonald's pode passar informações que tenha recolhido e conservado, incluindo informações pessoais, a quaisquer pessoas envolvidas na venda ou transmissão.  
 
Pode haver alturas em que a McDonald's pode partilhar informações quando não identifiquem diretamente o cliente. Por exemplo, a McDonald's pode partilhar estatísticas anónimas e agregadas sobre a utilização dos serviços online da McDonald's. A McDonald's também pode combinar informações sobre o cliente com outros clientes e partilhar as informações de uma forma não associada a nenhum cliente específico.   
 
A McDonald's tem o direito de usar ou partilhar informações pessoais na medida necessária para respeitar leis, regulamentos ou pedidos nos termos da lei, proteger os serviços online da McDonald's e a tecnologia existente no restaurante, interpor ou defender-se de pedidos em tribunal, proteger os diretos, interesses e segurança da sua organização, dos seus empregados ou franquiados ou membros do público ou em relação à investigação de fraudes ou outros crimes ou violações das suas políticas.

Aviso de Privacidade para menores de 16 anos

A McDonald's sabe como é importante proteger a privacidade do cliente quando usa os serviços online da McDonald's. A McDonald's está especialmente empenhada em proteger a privacidade de menores de 16 anos que visitam ou usam os serviços online da McDonald's. Para mais informações sobre a forma como um determinado país protege a privacidade de menores de 16 anos, o cliente deve consultar a adenda específica do país mais abaixo.

A McDonald's recomenda aos pais que monitorizem e vigiem regularmente as atividades online dos seus filhos. Se o cliente tiver questões sobre as práticas de privacidade da McDonald's relativas a menores de 16 anos, deve contactar a McDonald's através do seu Gabinete da Proteção de Dados Global ou Local usando os elementos para contacto fornecidos mais abaixo. Se contactar um Gabinete da Proteção de Dados Local, o cliente deve selecionar o Gabinete do país em que é cliente.

Opções do cliente

Comunicações de marketing

Se o cliente tiver aceite receber comunicações de marketing da McDonald's, pode mais tarde optar por deixar de as receber seguindo as instruções para esse efeito constantes nas comunicações de marketing que a McDonald's lhe envia. Geralmente, o cliente pode encontrar as suas preferências em matéria de comunicações, juntamente com instruções quanto à maneira de deixar de receber comunicações, na secção do perfil dos serviços online que usa. Também pode alterar as suas preferências em matéria de comunicações recorrendo às definições do seu dispositivo. O cliente também pode optar por deixar de receber comunicações contactando a McDonald's através do seu Gabinete da Proteção de Dados Global ou Local usando os elementos para contacto fornecidos mais abaixo. Se o cliente contactar um Gabinete da Proteção de Dados Local, deve selecionar o gabinete do país em que é cliente.

Se o cliente optar por deixar de receber comunicações de marketing da McDonald's, a McDonald's pode, ainda assim, enviar-lhe comunicações sobre as suas operações, as contas que tem consigo e eventuais concursos, competições, sorteios ou passatempos em que tenha participado. Optar por deixar de receber um tipo de comunicações não significa que o cliente tenha também tenha optado por deixar de receber outros tipos de comunicações. Por exemplo, se optar por não receber e-mails de marketing, pode, ainda assim, receber mensagens de texto de marketing se tiver optado por receber mensagens dessa natureza. Por último, deve notar-se que se o cliente estiver a receber comunicações de um franchisado da McDonald's, tem de optar por deixar de receber essas comunicações diretamente junto do franchisado.

A McDonald's não partilha informações pessoais com terceiros para os seus próprios fins de marketing direto, exceto se o cliente lhe der autorização para o fazer. Quando a McDonald's avisar o cliente e este der o seu consentimento, a McDonald's irá partilhar as informações pessoais do cliente da forma que este indicar.

Direitos do cliente relativos às informações pessoais

Em certos países, as pessoas singulares têm o direito de acesso, retificação, transmissão, restrição, apagamento e oposição ao tratamento das informações pessoais que a McDonald's recolhe. Nesses países, as pessoas singulares também têm o direito de retirar o seu consentimento para o tratamento de informações pessoais. Para mais informações sobre estes direitos e os países em que existem, o cliente deve consultar a adenda específica do país mais abaixo. O cliente também pode visitar o Centro de Direitos do RGPD.

Uso dos serviços online e de outra tecnologia da McDonald's

A McDonald's e os fornecedores que lhe prestam serviços podem usar cookies, web beacons e outras tecnologias semelhantes nos serviços online da McDonald's e noutras áreas relacionadas com a sua atividade, como publicidade online, para recolher informações e fornecer ao cliente os serviços ou produtos solicitados.

Cookies e outras tecnologias

Um “cookie” é um pequeno ficheiro de texto que é colocado no programa de navegação ou dispositivo de um utilizador da Internet e é usado para recordar e/ou obter informações sobre o utilizador. Alguns países em que a McDonald's opera podem ter uma política de cookies. Essas informações específicas, por país, são fornecidas mais abaixo

Um “web beacon” é um pequeno objeto ou imagem que é incorporado numa página da Internet, aplicação ou e-mail e é usado para monitorar a atividade. Por vezes, também são designados por pixels e tags.

Deve notar-se o seguinte:
- Pode ser atribuído um cookie ao cliente quando usa os serviços online da McDonald's;
- A McDonald's oferece determinadas funcionalidades que só estão disponíveis mediante o uso de cookies e outras tecnologias semelhantes;
- A McDonald's pode usar tanto cookies de sessão (com a duração da visita do cliente) como persistentes (com uma duração correspondente a um período fixo) e outras tecnologias de identificação;
- Os serviços online da McDonald's e outras áreas relacionadas com a sua atividade podem ter web beacons.

A McDonald's usa cookies, web beacons e outra tecnologia semelhante para recolher informações para os efeitos descritos na presente Declaração de Privacidade. A McDonald's também pode combinar as informações recolhidas por estas tecnologias com informações sobre o cliente recolhidas por outros meios descritos na presente Declaração de Privacidade.

A McDonald's pode usar estas tecnologias para:
- identificar de forma única o cliente ou o seu dispositivo; permitir ao cliente aceder e usar os serviços online da McDonald's, nos casos em que, sem elas, os serviços online da McDonald's possam não funcionar corretamente; promover a segurança do sistema, quando for apropriado;
- fins estatísticos, para medir a utilização dos sites e aplicações móveis da McDonald's;
- melhorar os produtos e serviços da McDonald's; ajudar a McDonald's a monitorar o desempenho (por exemplo, tráfego, erros, tempo de carregamento da página, secções populares, etc.) dos serviços online da McDonald's;
- recordar o cliente, para comodidade deste quando visita os serviços online da McDonald's; ajudar a ajustar a experiência ao cliente;
- proceder a ações de comercialização junto ao cliente através de publicidade direcionada;
 - e para outras finalidades descritas na secção da presente Declaração de Privacidade intitulada “Forma como a McDonald's usa as informações que recolhe.”

Por exemplo, a McDonald's pode usar certas tecnologias para saber se o cliente abriu um e-mail ou clicou numa ligação contida num e-mail, como é que o cliente usa as páginas e conteúdos das aplicações móveis da McDonald's ou se clicou num anúncio online da McDonald’s.

Tanto a McDonald's como outras entidades (como as suas redes de publicidade) podem usar estas tecnologias para recolher informações sobre as atividades online do cliente, ao longo do tempo e em sites e dispositivos de terceiros e, quando o cliente usa os serviços online da McDonald's, para personalizar de forma mais alargada a experiência do cliente com a McDonald's.

O cliente deve usar as opções do seu programa de navegação na Internet se não quiser receber cookies ou se quiser configurar o seu programa de navegação para o avisar quando recebe um cookie. O cliente deve clicar no separador “Ajuda” do seu programa de navegação para saber como é que pode alterar as suas preferências em termos de cookies. Se o cliente desativar todos os cookies, pode não conseguir aproveitar todas as funcionalidades disponíveis num site.

Alguns programas de navegação na Internet mais recentes podem ter uma opção "Não Monitorar" que transmite um aviso "Não Monitorar" aos sites que o cliente visita, com informações a indicar que o cliente não quer que a sua atividade seja monitorada. A McDonald’s atualmente não toma medidas para responder a indicações de “Não Monitorar” porque uma norma tecnológica uniforme ainda não foi desenvolvida. A McDonald's continua a analisar novas tecnologias e pode adotar uma norma assim que for criada.

Quando existem vídeos disponíveis nos serviços online da McDonald's, a McDonald's pode direcionar e monitorar os vídeos que o cliente vê. O cliente dá desde já o seu consentimento para a monitorização da sua visualização de vídeos através de serviços online ou redes sociais de terceiros por um prazo máximo de dois anos ou o que for permitido ao abrigo da lei aplicável ou, ainda, até que retire o seu consentimento.

Na adenda específica do país, o cliente pode encontrar mais informações relativas à forma como são usados cookies e tecnologias num país em que seja um cliente.

Publicidade direcionada

Quando o cliente usa os serviços online da McDonald's, a McDonald's (e os fornecedores que lhe prestam serviços) pode recolher informações sobre as atividades do cliente, de forma a poder fornecer-lhe publicidade ajustada aos seus interesses.

Dado que a McDonald's participa em redes de publicidade, o cliente pode ver certos anúncios noutros sites. As redes de publicidade permitem à McDonald's direcionar as informações que envia ao cliente com base nos seus interesses, noutras informações relacionadas com o cliente e meios contextuais. Estas redes de publicidade monitorizam as atividades online do cliente ao longo do tempo, recolhendo informações através do recurso a cookies, web beacons, e registos de servidores web (web-server logs). As redes de publicidade usam estas informações para mostrar ao cliente anúncios que podem ser do seu especial interesse. As redes de publicidade em que a McDonald's participa podem recolher informações sobre as visitas do cliente a sites que também participam na rede de publicidade relevante, como as páginas ou anúncios que o cliente visualiza e a forma como usa os sites. A McDonald's usa estas informações, tanto em serviços online da McDonald's como sites de terceiros que participam nas redes de publicidade, para fornecer ao cliente publicidade ajustada ao cliente e ajudar a McDonald's a avaliar a eficácia do seu marketing.

O cliente pode optar por não receber publicidade direcionada visitando as páginas www.aboutads.info/choices ou www.networkadvertising.org/managing/opt_out.asp.
Se o cliente optar por não receber publicidade direcionada, irá continuar a receber anúncios, mas não serão ajustados em função dos seus interesses.

Ligações a outros sites e redes sociais

Os serviços online da McDonald's podem disponibilizar ligações a sites que não sejam geridos pela McDonald's, mas por terceiros. Se o cliente visitar esses sites ligados, deve ler a política de privacidade, os termos e condições e outras políticas desses sites. A McDonald's não é responsável pelas políticas e práticas de terceiros. As informações que o cliente der a essas organizações será tratada de acordo com as suas políticas de privacidade, termos e condições e outras políticas.

A McDonald's pode também ter fornecedores de outras aplicações, ferramentas, widgets e plug-ins em serviços online da McDonald's, como os botões “Gosto” do Facebook, que também podem usar métodos automáticos para recolher informações sobre a forma como o cliente usa estas funcionalidades. Estas organizações podem usar as informações do cliente de acordo com as suas próprias políticas.

Segurança da informação

A McDonald's está empenhada em tomar medidas apropriadas concebidas para manter em segurança as informações pessoais do cliente. Os procedimentos técnicos, organizacionais e físicos da McDonald's são concebidos para proteger as informações pessoais de perda, acesso, divulgação, uso, alteração ou destruição acidental, ilícito ou não autorizado. Embora a McDonald's desenvolva esforços para proteger os seus sistemas de informação, nenhum site, aplicação móvel, sistema informático ou transmissão de informações pela internet ou qualquer outra rede pública pode dar garantias de ser 100% seguro.

Conservação

A McDonald's guarda as informações do cliente pelo tempo necessário para atingir as finalidades descritas na presente Declaração de Privacidade e para cumprir as suas políticas sobre conservação de registos (salvo se por lei forem exigidos prazos mais longos). As políticas da McDonald's relativas aos registos refletem as leis aplicáveis. A McDonald's irá conservar e usar as informações do cliente na medida necessária para cumprir as suas obrigações legais (por exemplo, se a McDonald's tiver de conservar as informações do cliente para cumprir as leis aplicáveis sobre impostos e rendimentos), resolver litígios, acionar os contratos entre si e o cliente e ainda conforme descrito na presente declaração.

Transferências internacionais de dados

A McDonald’s é uma organização global com processos comerciais, estruturas de gestão e sistemas técnicos que ultrapassam fronteiras. Como tal, a McDonald's pode partilhar informações sobre o cliente dentro da Família McDonald's e transferi-las para países no mundo em que faça negócios relativamente aos usos identificados mais acima. As transferências internacionais de dados processar-se-ão de acordo com a presente Declaração de Privacidade e no cumprimento das leis aplicáveis. Alguns países em que a McDonald's opera podem ter requisitos relativos a transferências internacionais de dados. Essas informações específicas, por país, são fornecidas mais abaixo na adenda específica do país.

Participação da McDonald’s Corporation nos Quadros dos Escudos de Proteção da Privacidade UE-.E.U.A. e Suíça- E.U.A.

A McDonald’s Corporation participa nos Quadros dos Escudos de Proteção da Privacidade UE-E.U.A. e Suíça-E.U.A. (“Escudo de Privacidade”) administrados pelo Departamento de Comércio dos E.U.A. relativamente à recolha, uso e conservação de informações pessoais de países membros da União Europeia e da Suíça. A participação da McDonald’s Corporation’s no Escudo de Privacidade sujeita-a a poderes de investigação e aplicação das normas da Comissão de Comércio Federal. O cliente pode ver a lista completa de todos os participantes no Escudo de Privacidade, incluindo a McDonald’s Corporation, em https://www.privacyshield.gov/list

Na sua qualidade de participante no Escudo de Privacidade, a McDonald’s Corporation está empenhada e atestou que cumpre os Princípios do Escudo de Privacidade para todas as informações pessoais recebidas da União Europeia e da Suíça ao abrigo do Escudo de Privacidade. Deve notar-se o seguinte:

- A McDonald’s Corporation pode partilhar informações pessoais sujeitas aos Princípios do Escudo de Privacidade com fornecedores que lhe prestam serviços, conforme descrito na Secção 3. A McDonald’s Corporation pode ser responsável ao abrigo do Escudo de Privacidade se esses fornecedores tratarem essas informações pessoais de uma forma não consentânea com o Escudo de Privacidade e a McDonald’s Corporation será responsável pelo facto que originar os danos.

- A McDonald’s Corporation pode divulgar informações pessoais recebidas ao abrigo do Escudo de Privacidade em resposta a pedidos lícitos de autoridades públicas, incluindo para cumprir obrigações em matéria de segurança nacional ou de aplicação da lei.

- O cliente tem o direito de pedir acesso a informações pessoais recebidas pela McDonald’s Corporation ao abrigo do Escudo de Privacidade e de exercer a opção de restringir o uso e divulgação dessas informações por parte da McDonald’s Corporation. Se o cliente estiver interessado em exercer os seus direitos e opções, deve contactar a McDonald’s Corporation através da morada, número de telefone e endereço de e-mail fornecidos mais abaixo.

As práticas de privacidade da McDonald’s Corporation’s são indicadas na presente Declaração de Privacidade. A McDonald’s Corporation incentiva o cliente a contactá-la em qualquer altura se tiver questões, dúvidas ou reclamações relacionadas com as suas práticas em matéria de privacidade e participação no Escudo de Privacidade. O cliente pode simplesmente usar a morada, número de telefone e endereço de e-mail fornecidos mais abaixo. O cliente também pode apresentar uma reclamação junto da autoridade local em matéria de proteção de dados e a McDonald’s Corporation irá trabalhar em conjunto com essa autoridade para resolver a questão do cliente.

Se a McDonald’s Corporation não conseguir resolver a questão do cliente relativa às suas informações pessoais recebidas pela McDonald’s Corporation ao abrigo do Escudo de Privacidade, o cliente tem o direito de remeter a questão ao JAMS, um serviço independente de resolução de litígios baseado nos Estados Unidos, para ser resolvida sem custos para o cliente.  Para procurar resolver uma questão em aberto, o cliente deve clicar aqui. Se o JAMS não conseguir resolver a questão do cliente, o cliente pode ter o direito de recorrer a arbitragem vinculativa em determinadas circunstâncias. Para saber mais sobre esta opção, o cliente deve clicar aqui

Note-se que os processos referidos acima só se aplicam à resolução de litígios relativos a informações pessoais recebidas pela McDonald’s Corporation ao abrigo do Escudo de Privacidade. Todos os outros litígios que o cliente eventualmente tenha com a McDonald’s Corporation ou outros membros da Família McDonald's ou agentes, representantes, agências, quadros, administradores ou empregados têm de ser resolvidos de acordo com os termos e condições dos sites, aplicações móveis, newsletters por e-mail, subscrições por e-mail ou outros bens digitais aplicáveis detidos ou controlados por um membro da Família McDonald's.

Para mais informações sobre o programa do Escudo de Privacidade e para ver a certificação da McDonald’s Corporation’s, o cliente deve visitar o site do Escudo de Privacidade.

Alterações à Declaração de Privacidade da McDonald’s

A presente Declaração de Privacidade entra em vigor na data indicada no seu início. A McDonald's pode alterar a presente Declaração de Privacidade em qualquer altura. Se o fizer, irá publicar a versão revista aqui e alterar a “data da última revisão” (a data a partir da qual se aplica) no início da declaração. O cliente deve verificar regularmente qual é a versão atualizada mais recente da declaração.

Como contactar a McDonald’s

O cliente pode contactar a McDonald's em qualquer altura sobre as suas práticas de privacidade através do seu Gabinete da Proteção de Dados Global ou dos seus Gabinetes da Proteção de Dados Locais. Os Gabinetes da Proteção de Dados Locais da McDonald’s podem ajudar para perguntas ou informações específicas do país. Os elementos para contacto dos nossos Gabinetes da Proteção de Dados Locais encontram-se na adenda específica do país.

Gabinete da Proteção de Dados Global contact.privacy@us.mcd.com 
Ao cuidado de:  Global Data Protection Office Privacy at McDonald's, Dept. 282
110 North Carpenter Street Chicago,
IL 60607-2101, E.U.A.

PORTUGAL

Última atualização: 21 de Janeiro de 2020

Responsável pelo tratamento

A Sistemas McDonald's Portugal, Lda., situado em Lagoas Park, Edifício 7, piso 2, Porto Salvo, 2740-244 Oeiras, é a responsável pelo tratamento dos dados relativos às informações pessoais do cliente.
Informações que a McDonald’s recolhe

Para prestação dos serviços, e para além dos dados pessoais já identificados no Ponto 1 da presente Declaração de Privacidade, a McDonald´s recolhe ainda os seguintes dados pessoais:

- Histórico de prémios e histórico de transações: restaurante e serviço utilizado, data, hora, meio de pagamento utilizado, moeda, valor total de consumo, consumo efetuado e pontos que ganhou com esse consumo e pontos que redimiu (produto e experiência), ofertas redimidas, meio de acesso ao programa MLovers e frequência da utilização do mesmo;

- Género (Opcional);

- Restaurante favorito.

Forma como a McDonald´s usa as informações que recolhe

Para além das finalidades para as quais a McDonald´s trata os dados pessoais do cliente identificadas no Ponto 2 da presente Declaração de Privacidade, a McDonald’s trata ainda os dados pessoais dos clientes para:

- a prestação de serviços associados a inscrição e gestão de participação em certas campanhas/ passatempos e/ou concursos e/ou sorteios, nomeadamente para atribuição de códigos promocionais com ofertas, descontos e outras vantagens. Este tratamento de dados tem como fundamento a execução de um contrato no qual o cliente é parte;

- e para efeitos de gestão administrativa e financeira, no âmbito da prossecução dos seus interesses legítimos.

Forma como a McDonald´s partilha as informações que recolhe

A McDonald's pode partilhar as informações pessoais do cliente com fornecedores que lhe prestem serviços, designadamente, e para além dos casos já mencionados no Ponto 3 da presente Declaração de Privacidade, no âmbito da prestação de serviços de envio de encomendas e assistência em campanhas.

Aviso de Privacidade para Menores

A McDonald's não recolhe informações pessoais de menores de 16 anos, salvo para atividades específicas para as quais o titular das responsabilidades parentais tenha dado o seu consentimento.

A McDonald's só recolhe informações pessoais limitadas de menores de 16 anos (como os seus endereços de e-mail) para responder às suas comunicações online. Por exemplo, a McDonald's pode recolher o endereço de e-mail de um menor para lhe enviar um protetor de ecrã, mas irá apagar prontamente o endereço de e-mail no seu sistema. A McDonald's também pode recolher o endereço de e-mail de um menor para registar o menor numa atividade online, como uma promoção de preços, e enviar-lhe outras comunicações online, mas limitadas, que tenha optado por receber. A McDonald's não recolhe (nem incentiva menores a fornecerem) informações mais detalhadas, como o endereço postal ou um número de telefone, do que as de que necessita para facilitar as atividades selecionadas pelo menor em causa, sem obter primeiro o consentimento por escrito do titular das responsabilidades parentais.

A política da McDonald’s é de que as suas atividades online em geral não envolvem a publicação de nenhuns dados pessoais de menores de 16 anos nos seus sites, mas se houver alguma ocasião específica em que tal publicação seja proposta, a mesma não se realizará, exceto se o titular das responsabilidades parentais sobre o menor escrever à McDonald's a dar-lhe o seu consentimento específico para a publicação em causa e, mesmo nesse caso, a McDonald’s só o fará depois de ter assinalado ao progenitor ou tutor as eventuais consequências de tal publicação.

A McDonald's recomenda aos pais que monitorizem e vigiem regularmente as atividades online dos seus filhos.

Direitos do cliente relativos às informações pessoais

Relativamente aos direitos do cliente relativos às informações pessoais, o cliente pode solicitar o seguinte:

- quando o tratamento das informações pessoais do cliente se basear no seu consentimento, o cliente tem o direito de retirar o seu consentimento a qualquer momento; a retirada do consentimento não compromete a licitude do tratamento efetuado com base no consentimento previamente dado;

- pedir acesso às suas informações pessoais e obter uma cópia das mesmas;

- obter as suas informações pessoais de uma forma estruturada, de uso comum e em formato legível por máquina e solicitar à McDonald's que as transmita diretamente a outra empresa nos casos em que tenha fornecido as suas informações pessoais à McDonald's e as mesmas sejam tratadas com base no consentimento prévio do cliente ou sejam necessárias para cumprir um contrato;

- obter a correção das suas informações pessoais quando forem inexatas ou estiverem incompletas;

- opor-se, com base em motivos relativos à sua situação particular, ao tratamento das suas informações pessoais pela McDonald’s com fundamento no interesse legítimo comercial desta última, incluindo à definição de perfis e ao envio de comunicações de marketing;

- obter o apagamento das suas informações pessoais, incluindo quaisquer ligações, cópias ou reproduções de tais informações, da forma permitida pela lei aplicável; por exemplo, quando as informações do cliente estiverem desatualizadas, não forem necessárias ou forem ilícitas, quando o cliente retirar o seu consentimento para o tratamento pela McDonald’s baseado nesse consentimento ou quando o cliente se opuser com sucesso ao tratamento pela McDonald’s;

- obter a restrição do tratamento enquanto a McDonald's estiver a processar o pedido ou contestação do cliente relativo à exatidão das suas informações pessoais, à licitude do tratamento das informações pessoais do cliente e aos interesses legítimos da McDonald’s para tratar as informações em causa ou se o cliente necessitar das informações pessoais para efeitos de contencioso;

- além disso, o cliente tem o direito de revogar o seu consentimento dado anteriormente para o tratamento das suas informações pessoais a qualquer altura.

O cliente pode exercer estes direitos sem custos, exceto se o pedido for infundado ou excessivo, por exemplo devido a ser repetitivo.

Para exercer os seus direitos, o cliente deve contactar a McDonald's através do seu Gabinete da Proteção de Dados Global ou Local (Encarregado de Proteção de Dados) usando os elementos para contacto fornecidos. Nalgumas situações, a McDonald's pode recusar-se a agir ou pode impor limitações aos direitos do cliente, nos termos permitidos pela lei aplicável. Antes de a McDonald’s poder fornecer ao cliente quaisquer informações ou corrigir inexatidões, pode pedir ao cliente uma verificação da sua identidade e/ou que forneça outros elementos para a ajudar a responder ao pedido do cliente.

Em todos os casos, o cliente tem o direito de apresentar uma reclamação junto de uma autoridade competente em matéria de proteção de dados, designadamente junto da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).

Cookies e outras tecnologias

Uma cópia da política de cookies da McDonald’s Portugal pode ser consultada aqui.

Serviço à mesa

Nos restaurantes portugueses da McDonald’s, o cliente pode eventualmente optar por que o seu pedido seja servido à mesa (serviço à mesa). Em consequência, o pessoal do restaurante fornece um transmissor ao cliente e a McDonald's recolhe informações sobre a localização exata desse transmissor para poder executar o pedido do cliente. Se o cliente tiver questões sobre a execução técnica relacionada com o processo de pedido, deve contactar a McDonald's para dpo.mcdonaldsportugal@pt.mcd.com.

Para Utilizadores da App McDonald´s Portugal

Tal como explicado na App, é lhe disponibilizado através desta um programa de fidelização, através do qual pode acumular pontos com base nas compras que faça nos restaurantes McDonald’s e receber ofertas tendo em consideração as suas compras, as suas preferências e a utilização que faz da App. Se não pretender que a McDonald´s utilize o seu histórico de compras, preferências e informação sobre utilização da App para receber ofertas e benefícios personalizados, deverá cancelar o seu registo através da nossa página MyAccount em www.mcdonaldsapp.com/account, onde pode atualizar as suas permissões ou apagar a sua conta. Pode continuar a utilizar a App como um Utilizador não registado.

Transferências internacionais de dados

Na sua qualidade de residente no Espaço Económico Europeu, a McDonald's pode transferir as informações pessoais do cliente para países que a Comissão Europeia tenha considerado que não fornecem uma proteção adequada. Nesses casos, a McDonald's toma medidas (como cláusulas-tipo de proteção de dados) necessárias para assegurar que as informações pessoais do cliente beneficiam de um nível de proteção adequado. Se o cliente tiver questões sobre as salvaguardas que a McDonald's usa quando transfere as suas informações pessoais internacionalmente ou se quiser obter uma cópia das cláusulas contratuais-tipo que a McDonald's usa para salvaguardar as informações pessoais que transfere, deve contactar a McDonald's através do seu Gabinete da Proteção de Dados Global ou Local (Encarregado de Proteção de Dados - dpo.mcdonaldsportugal@pt.mcd.com) usando os elementos para contacto fornecidos.

Conservação

Conforme já referido acima, a McDonald's conserva as informações do cliente pelo tempo necessário para atingir as finalidades descritas na presente Declaração de Privacidade e para cumprir as suas políticas sobre conservação de registos.

Como contactar a McDonald’s Portugal

Se o cliente tiver questões sobre proteção de dados específicas da McDonald’s Portugal, pode contactá-la em:

Sistemas McDonald's Portugal, Lda.
Lagoas Park, Edifício 7, piso 2, Porto Salvo
2740-244 Oeiras

Gabinete de Proteção de Dados Local
Patrícia Nunes Borges
Encarregada de Proteção de Dados
Lagoas Park, Edifício 7, piso 2, Porto Salvo 
2740-244 Oeiras
dpo.mcdonaldsportugal@pt.mcd.com