OUVEM-SE POR AÍ MUITAS
HISTÓRIAS ASSUSTADORAS
SOBRE COISAS QUE
SE PASSAM EM CERTAS
COZINHAS McDONALD'S

Aqui podes descobrir a realidade
por detrás da fantasia.

Perguntas e respostas

Há uma coisa que me faz confusão:
é mexerem na comida com as mãos.
Porque é que não usam luvas
como nos outros restaurantes?

As luvas são como as mãos, se não estiverem devidamente higienizadas não garantem a segurança alimentar dos alimentos. Por isso é que na McDonald’s optámos por não usar luvas, e optámos por ter um procedimento interno que garante que as mãos dos nossos funcionários estão devidamente lavadas e higienizadas. Temos um sistema de lavagem de mãos a cada 30 minutos com sabão germicida e gel higienizante que garante uma correta segurança alimentar na manipulação dos alimentos. Este procedimento de lavagem das mãos é realizado de 30 em 30 minutos, quando se muda de tarefa e sempre que necessário.

Como é que garantem
que os vossos funcionários lavam as mãos?

Porque sempre que começam a trabalhar, a lavagem das mãos, é a primeira tarefa que têm de cumprir e temos um sistema de controlo para esse efeito (assinatura ou leitura biométrica). E depois, através de um sistema de alarme existente em todas as cozinhas dos nossos restaurantes, programado para tocar de 30 em 30 minutos, que alerta os funcionários para que repitam a lavagem e higienização das mãos. As mãos são lavadas e higienizadas num posto de lavagem próprio, com um sabonete germicida seguido de um gel higienizante.

Todos os funcionários da cozinha usam rede?
Já vi alguns restaurantes onde isso não acontece.

Sim, é obrigatório o uso de rede. Por vezes, por serem de cor castanha são quase impercetíveis, mas se detetar essa situação alerte, por favor, o gerente do restaurante.

Com que regularidade são verificadas
as temperaturas, não só do óleo
mas também de refrigeração?

Todos os dias, antes do restaurante abrir ao público, verificamos 5 pontos críticos que são: a temperatura da receção dos produtos (camião de transporte); a temperatura da câmara negativa e dos congeladores; a temperatura da câmara positiva e dos frigoríficos; a temperatura dos grelhadores; e a temperatura da máquina de smothies e frapés.

Usam o mesmo óleo para fritar todos os produtos?

Só usamos óleo 100% vegetal de colza e girassol, e cada tipo de produto tem uma cuba dedicada para serem fritos separadamente.

Os produtos têm um tempo de vida muito curto?
Deve-se à baixa qualidade dos ingredientes?

Não. Os nossos ingredientes são de qualidade. Depois de preparados, os produtos devem ser servidos naquele período de tempo (até 10 minutos), para que mantenham as suas características de qualidade, ou seja, de sabor, frescura, textura e temperatura. É apenas um requisito de qualidade e não de segurança alimentar. É perfeitamente seguro consumir os produtos depois desse tempo definido para os critérios de qualidade.

Já ouvi dizer que há produtos
que caem para o chão e são aproveitados…
é verdade?

Não. Os procedimentos McDonald’s preveem que todos os produtos que caem no chão ou que não estejam de acordo com os nossos padrões de qualidade e higiene sejam imediatamente rejeitados.

Como funciona a limpeza das cozinhas?

No fim de cada dia, desmontamos e arredamos todos os equipamentos da cozinha para que sejam devidamente lavados. De manhã, higienizamos e montamos novamente toda a cozinha.

Como garantem que os funcionários
cumprem as normas de segurança
e higiene no trabalho?

Para além das auditorias regulares efetuadas pelos Departamentos da Qualidade e de Operações, todos os funcionários recebem formação de manipulação de alimentos e segurança alimentar. No dia-a-dia, os nossos gerentes têm como principal responsabilidade garantir que todos os procedimentos são cumpridos.