Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Comunicados de Imprensa

12 outubro 2022

4.ª edição do Programa Happy Meal™ Readers inspira os mais novos

Depois de mais de quatro milhões de livros distribuídos desde 2019, no âmbito do Programa Happy Meal™ Readers, a McDonald’s Portugal apresenta este mês a 4.ª edição da iniciativa. A partir de dia 30 de setembro, na compra de um Menu Happy Meal, a McDonald’s oferece, em alternativa ao brinquedo, um livro exclusivo da nova coleção “Eu posso”.

Com o objetivo de reforçar o compromisso e o posicionamento responsável da marca para com as famílias, em particular, na promoção do gosto pela leitura e da acessibilidade aos livros, a McDonald’s apresenta a 4.ª edição do Programa Happy Meal Readers com uma nova coleção de livros.

A nova coleção Eu posso é composta por 12 livros exclusivos da autoria da escritora espanhola Maria Isabel Sánchez Vegara, criadora da série de livros best-seller Little People, BIG DREAMS®. Com estes novos livros, pretendemos inspirar, com criatividade, aprendizagem e conhecimento os pequenos leitores a acreditarem mais em si e demonstrar-lhes – através da partilha de experiências de vida e profissões de algumas das mais emblemáticas personalidades mundiais – que, seguindo os seus sonhos, podem conseguir tudo o que ambicionarem: basta apenas um sonho e imaginação.

A cada quatro semanas será lançado um novo livro, estando o primeiro – Posso ser um cientista curioso – disponível a partir de 30 de setembro com o Menu Happy Meal em todos os restaurantes McDonald’s de norte a sul do país e ilhas. As novas histórias desta coleção vão também ganhar vida no digital, numa plataforma que se pode aceder através do QR Code, presente na capa dos livros, e que conta com jogos interativos sobre cada tema.

Como Restaurante Amigo da Família, a McDonald’s desempenha um papel importante junto das famílias, sobretudo na forma como pode contribuir para fazer a diferença nos hábitos de leitura, aproveitando a sua dimensão para inspirar a paixão pela leitura, de forma divertida. É, neste âmbito, que o Programa Happy Meal Readers, com o apoio do PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027), pretende continuar a permitir um maior acesso aos livros, contribuindo assim para aumentar a literacia infantil. Desde 2019, foram já distribuídos pela McDonald’s Portugal cerca de 4 milhões de livros com o apoio do Plano Nacional de Leitura 2027.




Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal:
“A McDonald’s assume a sua responsabilidade de atuar como um importante parceiro dos pais na descoberta da leitura como atividade favorecedora de proximidade familiar. E, nesse sentido, está empenhada em usar a sua escala e dimensão para continuar a estimular o gosto pela leitura e, assim, contribuir para privilegiar bons momentos de convívio entre as famílias.
É, por isso, com orgulho que lançamos a 4.ª edição do programa Happy Meal Readers, que pretende reforçar a nossa aposta na promoção de hábitos de leitura em família, sempre de uma forma divertida e enriquecedora, procurando, com aprendizagem e criatividade, inspirar os mais novos, despertando neles o poder do sonho e da imaginação.
Enquanto restaurante amigo das famílias, é também com orgulho que reforçamos a nossa parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027, que nos permite continuar a promover a literacia infantil e os bons momentos em família.”

Declarações de Regina dos Santos Duarte, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027:
“A promoção da leitura em família é uma das áreas de atuação do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027). Neste sentido, congratulamos a McDonald’s pelo seu compromisso e pelo trabalho que tem desenvolvido neste âmbito, através do programa Happy Meal Readers, do qual somos parceiros desde o início.
Defendemos a importância da promoção dos hábitos de leitura desde
a mais tenra idade e o programa Happy Meal Readers tem sido um sucesso neste campo, dado que mais de 4 milhões de livros foram escolhidos pelas crianças no Happy Meal, desde 2019. Antevemos, por isso, que a nova coleção para 2022 venha a acentuar estes resultados notáveis.
Com o objetivo de promover o prazer e o gosto pela leitura, bem como facilitar o acesso à leitura e ao conhecimento, unimo-nos assim à McDonald’s no lançamento da nova coleção de livros Happy Meal Readers, que proporcionará certamente momentos maravilhosos em família.”

Sobre o programa Happy Meal Readers:
O programa Happy Meal Readers integra os “Compromissos da McDonald’s para com as Famílias”, anunciados em fevereiro de 2018, visando apoiar os pais a incentivarem as crianças a ler, promovendo hábitos de leitura e bons momentos em família. A Suécia foi, em 2001, o primeiro país a oferecer livros com o Happy Meal. Desde então, esta iniciativa foi alargada a outros países onde a marca está presente, nascendo, em 2012, o programa Happy Readers, presentemente denominado Happy Meal Readers. Atualmente, o programa Happy Meal Readers abrange 82 mercados. Em Portugal, a McDonald’s lançou este programa em 2013, primeiramente, no formato de livros digitais e interativos. Com o objetivo de promover a paixão pela leitura em família, foram desenvolvidos em Portugal vários projetos desde essa data, reforçando este compromisso. Entre 2014 e 2016, a Happy Van, uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, levou o projeto Happy Meal Readers a todo o país, com o apoio do PNL2027. Posteriormente, a McDonald’s lançou livros de autores portugueses, como Mistério no Pavilhão de Portugal, de Maria Inês Almeida (2015) e O Dragão, de Luísa Ducla Soares (2016). Em 2015, foram criadas as “Noites Happy Meal Readers”, que deram a oportunidade a várias crianças de “acamparem” na Estufa Fria, na Feira do Livro de Lisboa, promovendo a leitura de histórias, com o apoio da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e as BLx (Bibliotecas de Lisboa). Em 2019, a McDonald’s passou a oferecer, através do Happy Meal, um livro exclusivo em alternativa ao brinquedo e esteve presente em vários eventos destinados às famílias com sessões de leitura, diversão e oferta de livros. Desde 2019, a McDonald’s Portugal já ofereceu cerca de quatro milhões de livros através deste programa