Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

Aceitar

Comunicados de Imprensa

02 abril 2020

Dia Internacional do Livro Infantil

A McDonald’s® Portugal comemora o Dia Internacional do Livro Infantil com a oferta de conteúdos didáticos, livros digitais e sessões de leitura com o apresentador e contador de histórias Francisco Garcia, através da nova plataforma “Diversão em Casa. Gosto Tanto.”

A marca convida todas as famílias, que estão em casa, a descobrirem as histórias que estimulam a imaginação de todos, seja pelo mundo dos dinossauros ou dos animais em vias de extinção. Para isso, a McDonald’s disponibiliza, através dos seus canais digitais e no âmbito do programa Happy Meal Readers, sessões de leitura em direto – Hora do Conto – dos livros das coleções “As Aventuras dos Gémeos Treetop” e as “As Aventuras dos Gémeos Pinheiro-Bravo”, ambas da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, reconhecida mundialmente pelo seu best-seller Como Treinares o teu Dragão.

O embaixador do programa Happy Meal Readers – Francisco Garcia – dá voz e vida às aventuras dos gémeos Treetop e Pinheiro Bravo partilhando, também, dicas de como os pais podem ser bons contadores de histórias junto dos seus filhos. As sessões de leitura são transmitidas em direto através da página de Instagram da McDonald’s (consulte aqui o horário) e podem ser revistas no site da marca, onde estão também disponíveis os livros para download.

O programa Happy Meal Readers, uma iniciativa global que conta com o apoio do PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027) e tem como objetivo promover a literacia infantil e a leitura como atividade favorecedora de proximidade familiar.

A plataforma “Diversão em Casa. Gosto Tanto”, lançada no mês de março, pretende reforçar o papel da marca de “Amigo da Família”, apoiando todos os pais nesta nova realidade que estão a viver, incentivando-os a que fiquem em casa – respeitando as recomendações da Direção-Geral da Saúde – e que dediquem este tempo aos seus filhos, em família, e a fazerem o que realmente mais gostam, fortalecendo laços entre pais e filhos. Através da plataforma são disponibilizados conteúdos didáticos e de entretenimento: desenhos para colorir; jogos didáticos para ativar a criatividade e a capacidade de raciocínio em família; conteúdos da Nutri Ventures com a missão de estimular, nas crianças, o hábito de comer de forma mais equilibrada, incentivando-as a aumentarem, a partir de uma perspetiva divertida, o consumo de frutas e vegetais; vídeo-treinos, desafios e diversas sugestões de atividades para fazer em família da A Escolinha do Figo.

HAPPY MEAL READERS: COMPROMISSO COM A LEITURA EM FAMÍLIA

O programa Happy Meal Readers integra os “Compromissos da McDonald’s para com as Famílias”, anunciados em fevereiro de 2018, visando apoiar os pais a incentivarem as crianças a ler, promovendo hábitos de leitura e bons momentos em família.

A Suécia foi, em 2001, o primeiro país a oferecer livros com o Happy Meal. Desde então, esta iniciativa foi alargada a outros países onde a marca está presente, nascendo, em 2012, o programa Happy Readers, presentemente denominado Happy Meal Readers. No total, foram já oferecidos mais de 450 milhões de livros. Atualmente, o programa Happy Meal Readers abrange 82 mercados.

Em Portugal, a McDonald’s lançou este programa em 2013, primeiramente, no formato de livros digitais e interativos.

Com o objetivo de promover a paixão pela leitura em família, foram desenvolvidos em Portugal vários projetos desde essa data, reforçando este compromisso. Entre 2014 e 2016, a Happy Van, uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, levou o projeto Happy Readers a todo o país, com o apoio do PNL2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027). Posteriormente, a McDonald’s lançou livros de autores portugueses, como Mistério no Pavilhão de Portugal, de Maria Inês Almeida (2015) e O Dragão, de Luísa Ducla Soares (2016). Em 2015, foram criadas as “Noites Happy Readers”, que dão a oportunidade a várias crianças de “acamparem” na Estufa Fria, na Feira do Livro de Lisboa, promovendo a leitura de histórias, com o apoio da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e as BLx (Bibliotecas de Lisboa). Em 2017, foi lançada a revista “Happy Kids”, distribuída gratuitamente com o Happy Meal no primeiro fim de semana de cada mês, que conta com conteúdos exclusivos, a pensar nas famílias portuguesas, e com
uma tiragem de 150 mil exemplares. Em 2019, a McDonald’s passou a oferecer, através do Happy Meal, um livro exclusivo em alternativa ao brinquedo e esteve presente em vários eventos destinados às famílias com sessões de leitura, diversão e oferta de livros. Em 2019, a McDonald’s ofereceu mais um milhão de livros através deste programa.

Para mais informações sobre o Programa Happy Meal: www.mcdonalds.pt/em-familia/happy-meal-readers

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 6.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 175 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados.
Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes.