Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Comunicados de Imprensa

16 novembro 2021

McDonald’s apoia mais de 180 instituições locais em todo o país

Aqui para fazer bem a quem faz o bem

McDonald’s apoia mais de 180 instituições locais em todo o país


No contexto da plataforma “Aqui para fazer bem”, a McDonald’s Portugal lança uma nova vaga de comunicação. A marca salienta o envolvimento com as comunidades durante todo o ano, o apoio em tempo de emergência nacional e o compromisso para com o seu maior projeto social, a Fundação Infantil Ronald McDonald.

Com o propósito de alimentar e apoiar as comunidades, a McDonald’s Portugal posiciona-se “Aqui para fazer bem a quem faz o bem” na presente vaga de comunicação no contexto da plataforma de responsabilidade social da marca. A campanha tem como objetivo destacar o trabalho de envolvimento com as comunidades, impulsionado pela marca com os Franquiados e suas equipas através dos 186 restaurantes McDonald’s, assim como promover o apoio aos projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald, instituição da qual é o principal mecenas, e divulgar, ainda, as novas iniciativas e recentes parcerias solidárias, decorrentes do contexto pandémico.

Para a McDonald’s, fazer parte da comunidade significa proporcionar bons momentos a quem visita os restaurantes e apoiar quem mais precisa. É como um bom vizinho que cada restaurante estabelece parcerias de longo prazo com pelo menos uma instituição local, logo desde a sua abertura e do momento em que integra uma nova comunidade. Durante todo o ano, de norte a sul do país e Ilhas, os Franquiados McDonald’s e as suas equipas contribuem com um impacto extremamente positivo nas 186 comunidades das quais fazem parte, atuando como um incontornável dinamizador local das ações das entidades apadrinhadas. Algumas destas Histórias estão agora disponíveis na plataforma digital “Aqui para fazer bem”.

Foi já há 21 anos que a McDonald’s Portugal replicou em Portugal o grande projeto global das Ronald McDonald House Charities, criando a Fundação Infantil Ronald McDonald (FIRM), com o papel de apoiar famílias deslocadas com crianças em tratamento hospitalar. Desde então, são já cerca de 4000 as famílias acolhidas gratuitamente nas Casas Ronald McDonald’s de Lisboa e do Porto, e no Espaço Familiar Ronald McDonald no Hospital Santa Maria, em Lisboa. Como principal mecenas da FIRM, a McDonald’s apoia os projetos da instituição ao longo de todo o ano, encorajando também os consumidores a fazer da sua visita aos restaurantes uma experiência mais solidária, contribuindo com um donativo para a Fundação através dos quiosques digitais, onde se realizam os pedidos.

Ao longo de 30 anos de presença em Portugal, e em paralelo a este posicionamento permanente, a McDonald’s tem respondido a situações de catástrofes e de emergências nacionais, mobilizando recursos e pessoas para apoiar tanto aqueles que enfrentam a ameaça, como os que são mais severamente atingidos. Desde o início da pandemia por COVID-19, a McDonald’s Portugal e os seus 42 Franquiados uniram esforços para ajudar os profissionais que se encontram na linha da frente do combate ao COVID-19, aos quais ofereceram já mais de 155 mil refeições. Duas outras sinergias surgiram também deste contexto adverso: a partir do Banco Alimentar contra a Fome, a McDonald’s já doou mais de 13 toneladas de alimentos à Rede de Emergência Alimentar; e em parceria com a Cáritas Portuguesa, foram oferecidas cerca de 38 mil refeições em restaurantes McDonald’s em todo o país a famílias sinalizadas por esta instituição.

A vaga de comunicação marca presença em televisão e digital (display e redes sociais). O filme de TV foi desenvolvido pela TBWA\Lisboa e pela Proud, a área digital esteve a cargo da Fullsix e o plano de meios foi desenvolvido pela OMD.

Ficha técnica do spot de TV “As Comunidades”:
Produtora – Kyrpton
Realizador – Augusto Fraga
Pós-produção Áudio – som de lx
Pós-produção Vídeo – light film
Locução – Diana Nicolau
Dir. Criativo – Marco Pacheco
Criativos – Gezo Marques e Pedro Gonçalves
Dir. Contas – Joana Heitor
Account Executive – Dina Camacho
Consultor de produção – pro(u)d

Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Comunicação e Marketing da McDonald’s Portugal
“Como dizia Ray Kroc, ‘retribuímos à comunidade parte do que ela nos dá’. A McDonald’s é parte integrante dos meios onde está inserida e, por isso, procuramos assegurar que contribuímos e respondemos às suas necessidades. O nosso propósito é apoiar e alimentar as comunidades, ouvindo quem mais precisa e agindo. É isto que nos torna tão bons vizinhos, há já 30 anos.”


Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 186 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: https://www.mcdonalds.pt/