Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

Comunicados de Imprensa

04 novembro 2019

McDonald’s assinala 40 anos do Happy Meal™

“40 anos a juntar pais e filhos”

“40 anos a juntar pais e filhos” é o mote da campanha nacional que assinala o 40º aniversário do Happy Meal, um produto ícone da McDonald’s®, que junta diferentes gerações em todo o mundo em torno de boas recordações e momentos deliciosos.

A McDonald’s comemora o 40º aniversário do Happy Meal em mais de 90 países do mundo. Em Portugal, a campanha de comunicação, com início a 4 de novembro, marca presença em exterior, digital (redes sociais e display), imprensa, ponto de venda e televisão com o spot TV “Amigo da Família”. A criatividade foi desenvolvida pela TBWA\Lisboa, a ativação digital está a cargo da Fullsix Portugal, as ações de Relações Públicas foram realizadas pela LPM Comunicação e o plano de meios foi desenvolvido pela OMD.

Desde a chegada do Happy Meal a Portugal, em 1991, que a sua evolução tem sido notória: desde a introdução do peixe, com os “Douradinhos”, às diferentes variedades de frutas e vegetais a partir de 2008, passando pelas diferentes receitas de sopa incluídas em 2010. Aliado a tudo isto, desde 2013, o Happy Meal junta famílias em torno dos livros e tem vindo a alimentar o gosto pela leitura dos mais pequenos.

Nos 172 restaurantes nacionais, de 4 de novembro a 9 dezembro, na compra de um Happy Meal os consumidores recebem uma surpresa. Desta forma a McDonald’s pretende juntar pais e filhos nas brincadeiras. A oferta é limitada ao stock existente.

Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal:
“É com grande entusiasmo que assinalamos, este ano, o 40º aniversário da caixa mais emblemática da McDonald’s e do mundo, o Happy Meal. Aquele momento em que abrimos a caixa Happy Meal para espreitar o que há lá dentro é uma experiência que interliga várias gerações. O Happy Meal faz parte da vida dos nossos consumidores e, quatro décadas passadas, continua a evoluir e a surpreender os mais novos e os pais. Queremos festejar com todas as famílias portuguesas os 40 anos daquele que é um dos ícones mais emblemático da McDonald’s, fortalecendo a afinidade e a ligação com a nossa marca.”

A HISTÓRIA DO HAPPY MEAL
O conceito Happy Meal, mundialmente reconhecido nos dias de hoje, ganhou vida graças à criatividade de parceiros e franquiados da McDonald's. Surgiu nos EUA em junho de 1979 e, um ano depois, foi introduzido na Guatemala, seguindo-se Austrália, Hong Kong, Nova Zelândia, Suécia, entre outros países. Hoje, o Happy Meal está presente em mais de 29.000 restaurantes, em mais de 100 países, e está traduzido em mais de 40 idiomas em todo o mundo.

O menu do Happy Meal pode variar de país para país, bem como o seu nome. Por exemplo, no Quebec o Happy Meal é chamado “Joyeux Festin”, que significa “Festa Feliz” em francês. Na América Latina e em Porto Rico, é conhecido como “Cajita Feliz”. No Brasil, tem o nome “McLanche Feliz”.

EVOLUÇÃO DO HAPPY MEAL
Ser um dos restaurantes preferidos das famílias confere à McDonald’s uma grande responsabilidade, pelo que a marca tem vindo a trabalhar para melhorar o perfil nutricional do seu menu Happy Meal, reforçando a diversidade de opções existentes junto dos pais e das crianças.

Desde 2005 foram introduzidas diferentes variedades de frutas e vegetais nos menus – de modo a que cada família possa escolher aquela que é para si a combinação mais adequada. É possível optar por um hambúrguer de carne de vaca ou ainda pelos Chicken McNuggets - ou escolher uma opção de peixe, como os douradinhos. O menu pode ainda ser acompanhado com sopa, num formato de menor dimensão (150ml), a pensar nos mais pequenos, com duas opções de receitas diferentes por dia.

Pode, ainda, adicionar à refeição água, cenouras baby ou frutas (de acordo com a época) como Maçã de Alcobaça, Uva sem Grainha, Pera Rocha, Meloa ou Abacaxi, em alternativa às batatas. Mas, as alterações vão para além da entrada de novos produtos e do aumento da diversidade de opções disponíveis. A marca tem efetuado alterações ao nível das receitas de alguns produtos de modo a reduzir o açúcar, a gordura e o sal. Entre 2007 e 2017, foi efetuada uma redução de sal em 36% - em produtos como as Batatas ou Sopas. Entre 2005 e 2017 foi ainda reduzida a gordura saturada do óleo, 100% vegetal, em 40%.

Com o Happy Meal, a McDonald’s tem também apoiado os pais a encorajarem as crianças a ler, a estimular a imaginação e as mentes criativas das crianças e a providenciar um maior acesso a livros e à leitura. Através do Happy Meal foram já distribuídos gratuitamente cerca de três milhões de livros físicos, para além de livros digitais - disponíveis no Happy Studio em www.happystudio.com.

Desde janeiro de 2019, na compra de um Happy Meal, a McDonald’s disponibiliza a possibilidade de escolher um livro em alternativa ao brinquedo, num total de 12 livros colecionáveis. Esta iniciativa - programa Happy Meal Readers - é um compromisso global da marca que está disponível em todos os restaurantes nacionais com o objetivo de promover a literacia infantil e a leitura como momento de proximidade familiar. Estima-se disponibilizar mais de um milhão de livros até ao final do ano.

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 6.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 172 restaurantes, no Continente e Ilhas, dos quais mais de 90 por cento são geridos por empresários locais, os Franquiados.
Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 37.000 restaurantes.