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Comunicados de Imprensa

26 abril 2023

McDonald’s compra mais de 14 mil toneladas de produtos

A McDonald’s adquiriu mais de 14 mil toneladas de produtos e ingredientes produzidos em Portugal, em 2022. A marca assinala o Dia da Produção Nacional valorizando os produtores e fornecedores portugueses em que aposta, e cuja parceria é essencial para a garantia de qualidade servida diariamente nos restaurantes de todo o país.
 
A implementação da McDonald’s no mercado português, que abriu o primeiro restaurante no país em 1991, tem sido caracterizada pela permanente adaptação do portfólio de produtos ao gosto do consumidor local, bem como pelo contínuo investimento em parcerias com produtores e fornecedores em Portugal.
 
Atualmente, cerca de 40% do total de compras (em valor) ao nível de matéria-prima são feitas a parceiros portugueses, sendo mais de 30 os fornecedores nacionais que abastecem os 195 restaurantes McDonald’s em Portugal. Em 2022 o total de ingredientes e produtos nacionais adquiridos em Portugal ultrapassou as 14 mil toneladas. E, se à matéria-prima se adicionarem bens e serviços, são hoje já mais de 700 as empresas portuguesas que trabalham com a McDonald’s Portugal, representando cerca de 70% do total de compras efetuadas pela marca no país.
 
O resultado desta aposta na Portugalidade está presente em vários ingredientes icónicos dos produtos McDonald’s, como, por exemplo, o tomate fresco fatiado, proveniente do Oeste, produzido pela Campotec, que fornece também cebola fresca e Maçã de Alcobaça; a alface iceberg, saladas, e mini cenouras, fornecidas pela Vitacress, produtor português com a distinção internacional Flagship Farm, atribuída à Quinta da Azenha, pelas suas boas práticas ambientais; e o ketchup, produzido pela Italagro (Grupo HIT) a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo.
 
É igualmente em solo português que se cultivam os legumes que compõem as saladas Mista, Oceânica e Campestre (fornecidas pela Vitacress), a sopa de grão e espinafres (da Estêvão Luís Salvador), o Caldo Verde e os cremes de legumes e de ervilhas (das Sopas Graciete).
 
Também a oferta de pequeno-almoço e outros produtos de McCafé contam com rodução portuguesa: o café e descafeinado são da Delta Cafés, o fiambre é da Nobre, o pão alentejano fatiado e pão de cereais são fornecidos pela Panike, o maior fabricante nacional de pastelaria e padaria, sediado na Maia, enquanto o leite e a manteiga são provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal (Terra Nostra).
 
O investimento da McDonald’s Portugal nestes atores locais, que produzem em solo português, significa não só a possibilidade de desenvolvimento regional como também a oportunidade de expansão internacional, como é o caso da Casa Mendes Gonçalves e da sua transformação industrial para garantia do fornecimento de molhos McDonald’s, e a consequente exportação para a McDonald’s Polónia e, mais recentemente, para a McDonald’s Israel.
 
Declarações de Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal: “Neste Dia da Produção Nacional comemoramos o papel absolutamente essencial dos nossos parceiros portugueses, que todos os dias garantem disponibilizar na mesa dos nossos restaurantes, o melhor que a terra dá em Portugal. O nosso contributo para a economia nacional consolida o nosso propósito local de retribuir às comunidades e criar valor no país. Temos o maior orgulho nas nossas parcerias, e queremos continuar a investir em ingredientes de qualidade, produzidos em solo nacional.”
 
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 10.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 195 restaurantes, no Continente e Ilhas, 92% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt