A McDonald’s Portugal acaba de lançar uma nova campanha de comunicação que demonstra como se inspira nos jovens para fazer mais e melhor pelo planeta, pelo emprego e pelas comunidades onde se insere. ‘A McDonald’s segue-te’ é o mote da campanha, onde a marca procurou histórias inspiradoras de jovens portugueses, incluindo dos seus colaboradores, dando-lhes palco nesta nova campanha de comunicação.
O emprego responsável, as boas práticas ambientais e o apoio à comunidade local são os principais temas abordados nesta campanha. São também estes os eixos de atuação da McDonald’s, no âmbito do seu programa de sustentabilidade e caminho a longo prazo, e que se fazem amplificar nesta comunicação. Através da partilha de histórias de jovens reais, que, a título individual, desenvolvem iniciativas, projetos ou simplesmente se reveem, no seu estilo de vida, com as ações de responsabilidade social e ambiental da McDonald’s, a nova campanha de comunicação ‘A McDonald’s segue-te’ pretende demonstrar o caminho que a marca tem vindo a fazer em prol do planeta e das pessoas, e a forma como se inspira nos bons exemplos.
São já várias as histórias de impacto local que a McDonald’s tem vindo a escrever ao longo dos seus mais de 30 anos em Portugal, em conjunto com parceiros e fornecedores, equipas e franquiados. Nesta campanha de comunicação, a marca reforça, nomeadamente, algumas das ações e projetos que tem desenvolvido, com impacto no Planeta, como a aposta na Redução de Emissões em toda a sua cadeia de valor, o seu compromisso com a reciclagem e a adoção de soluções circulares, e com impacto nas Pessoas, através de práticas responsáveis de emprego e do apoio às comunidades em que se insere com destaque para a contribuição económica local, através do investimento em fornecedores locais.
Ao nível do impacto ambiental, a par dos princípios de reduzir, repensar e reciclar as suas embalagens, através dos quais a McDonald’s já reduziu uma média de mais de 500 toneladas de plástico por ano, a marca tem investido em desenvolver projetos de economia circular. Destaca-se o projeto de revalorização dos óleos alimentares usados nas cozinhas, que já revalorizou mais de 7 mil toneladas de óleos para biodiesel, e o projeto de reciclagem das fardas antigas das equipas dos restaurantes McDonald’s, que resultou na revalorização de mais de 10 toneladas de tecido. A redução de emissões é outro dos eixos de atuação da McDonald’s. Em conjunto com fornecedores e parceiros, a McDonald’s promove boas práticas com vista à redução de emissões, em particular, através da Mobilidade Verde, com a instalação de carregadores elétricos na Sede e nos seus restaurantes McDrive, e com a utilizando na sua frota de apenas camiões movidos a Gás Natural através da Havi, parceiro logístico da McDonald’s que gere as cadeias de abastecimento. A McDonald’s trabalha ainda na melhoria da eficiência energética dos restaurantes, ao ter vindo a instalar equipamentos de cozinha mais eficientes e sistemas de painéis fotovoltaicos nalguns restaurantes. Recorde-se também que este ano a marca divulgou os primeiros resultados do seu projeto piloto no restaurante McDonald’s Pombal, que testa inovadoras soluções para a produção de energia e para consumos energéticos mais eficientes.
No que respeita ao impacto social, e contando a marca com mais de 10.000 colaboradores em Portugal, o emprego responsável é também uma preocupação da McDonald’s, estando esta espelhada na nova comunicação da marca através de testemunhos reais de atuais colaboradores. Enquanto porta de entrada para o mercado de trabalho, e incubadora de jovens talentos, a marca investe no desenvolvimento profissional das suas equipas desde o primeiro dia de trabalho, com formação contínua no restaurante e no Centro de Formação próprio da McDonald’s Portugal, e também no seu desenvolvimento pessoal, através do seu Programa Nacional de Bolsas de Estudo, que atribui cerca de 200 bolsas por ano. Por outro lado, estando a marca atenta às necessidades e expectativas dos colaboradores, a McDonald’s promove o equilíbrio profissional e pessoal com a flexibilidade de horários, contribuindo, assim, para que os seus colaboradores continuem os seus projetos pessoais. Potencia ainda o bem-estar dos seus colaboradores e equipas, com ambientes de trabalho inclusivos e diversos, ao também dar oportunidades de emprego a pessoas com deficiência, capacitando-as e integrando-as no mercado de trabalho.
A par da aposta nas pessoas que trabalham com a marca, a McDonald’s procura fazer a diferença nas comunidades onde se insere. Por um lado, apoiando mais de 350 instituições locais através dos seus restaurantes. Por outro, contribuindo para a dinamização económica do país, ao procurar integrar, sempre que possível, parceiros nacionais na sua atividade. Hoje, são mais de 30 os fornecedores nacionais de ingredientes frescos, num total de 700 empresas portuguesas com as quais a McDonald’s trabalha, na compra de bens, serviços e matéria-prima.
Estas e outras histórias da marca são retratadas na nova campanha ‘A McDonald’s segue-te’, através de testemunhos reais de jovens portugueses. A campanha, com presença em televisão, rádio, exterior e digital, vai apresentar ao longo deste ano sete minidocumentários, que contam com a participação dos protagonistas da campanha de televisão, entre eles consumidores e colaboradores, e ainda de outros jovens convidados a contar as suas histórias.
Declarações de Marta Amaro, Gestora do Departamento de Impacto e Comunicação da McDonald’s Portugal
“O caminho para a sustentabilidade ambiental e social que a McDonald’s está a fazer, é partilhado por todos, empresas e pessoas, e aprendemos muito com os exemplos dentro e fora do universo McDonald’s. Em conjunto com equipas, parceiros e fornecedores, trabalhamos diariamente para sermos cada vez melhores no âmbito da nossa atuação e para darmos respostas adequadas, e responsáveis, aos desafios atuais e futuros. Mesmo sabendo que ainda há mais para fazer, faz parte do ADN da McDonald’s ter um impacto positivo nas comunidades onde opera, com a criação de emprego, a aposta em soluções ambientalmente responsáveis, e o apoio às comunidades onde estamos.”
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 10.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 194 restaurantes, no Continente e Ilhas, 92% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal.