12 outubro 2022

McDonald’s Portugal aposta no Workplace

Cerca de 75% dos 9.500 colaboradores da McDonald’s Portugal são utilizadores ativos do Workplace – a plataforma online da Meta dirigida às empresas. Nesta rede social interna, reforça-se a comunicação entre equipas e chefias, com partilha de boas práticas e bons momentos no trabalho. Esta é mais uma das vantagens de trabalhar na McDonald’s, relembra a marca na atual campanha de recrutamento e imagem de empregador.

A McDonald’s Portugal integrou o grupo dos onze primeiros países da McDonald’s a disponibilizar, desde julho de 2021, o Workplace aos seus colaboradores. Sendo mais de metade dos colaboradores da McDonald’s Portugal jovens com idades entre os 18 e 25, a aposta da McDonald’s nesta plataforma online de comunicação interna deveu-se à permanente preocupação com o bom ambiente de trabalho, promovendo a individualidade e empoderamento de cada um. Em apenas um ano após o seu lançamento, o Workplace já conquistou mais de metade dos colaboradores da marca: cerca de 75% dos colaboradores em Portugal são hoje utilizadores ativos da plataforma.

Destinado às mais de 9.500 pessoas que fazem hoje parte das equipas dos restaurantes da McDonald’s Portugal, o Workplace contribui ainda para aproximar as equipas dos 191 restaurantes da marca no país, enaltecendo o sentimento de pertença e o sentido de comunidade entre colaboradores. Para além de conteúdos de entretenimento, nesta plataforma promove-se a partilha de iniciativas de mérito e de reconhecimento nacional e internacional dos colaboradores - caso do prémio anual Ray Kroc Awards que este ano reconheceu dois gerentes portugueses -, celebrando o crescimento de cada pessoa, bem como a diversidade das equipas e autenticidade de cada um.

A flexibilidade de horários e o regime de trabalho em tempo parcial são também garantias que sustentam o compromisso da marca com os seus colaboradores, contribuindo para a melhor conciliação entre estudos, vida pessoal e profissional, e apoiando, desta forma, a continuidade dos seus projetos individuais de futuro.

É neste sentido que a marca volta ainda a reforçar este ano o apoio ao desenvolvimento pessoal dos colaboradores, com o lançamento da 3ª edição do Programa Nacional de Bolsas de Estudo criado com o objetivo de estimular colaboradores a ingressar ou a continuar o Ensino Superior. Serão este ano cerca de 200 os colaboradores abrangidos pelo programa, correspondendo a um investimento de 100.000 euros. Este apoio já chegou a 400 colaboradores nos dois últimos anos, num investimento acima de 200.000 euros por parte da McDonald’s Portugal e seus franquiados.

Alicerçada na campanha “Vamos trabalhar juntos”, lançada em abril de 2022, a nova vaga de comunicação marca presença em exterior e digital (display e redes sociais). A campanha de exterior foi desenvolvida pela TBWA/Lisboa, a campanha digital esteve a cargo da Fullsix e o plano de meios foi desenvolvido pela OMD.

Declarações de Sofia Mendoça, Diretora de Recursos Humanos da McDonald’s Portugal

“Enquanto primeiro emprego de muitos jovens, temos a responsabilidade de proporcionar experiências de trabalho enriquecedoras e relevantes para o seu crescimento. Apostamos na flexibilidade de horários como forma de contribuir para o equilíbrio entre estudos, vida pessoal e vida profissional e estimulamos a colaboração e reconhecimento intra e inter-equipas, adotando, nomeadamente, ferramentas como o Workplace.
Continuamos a concretizar o nosso compromisso para com o desenvolvimento de quem escolhe a McDonald’s para iniciar a sua carreira ou crescer profissionalmente através do programa Nacional de Bolsas de Estudo, incentivando as nossas pessoas a seguirem as suas ambições e projetos de futuro, sejam eles dentro ou fora da McDonald’s.”