A McDonald’s Portugal assinala o seu 34º aniversário e, no âmbito deste marco, celebra a sua rede de parceiros e fornecedores nacionais, que tem vindo a aumentar ano após ano. Hoje, a marca conta com cerca de 800 empresas portuguesas para o fornecimento de bens, serviços e matérias-primas, tendo adquirido, em 2024, mais de 17 mil toneladas de ingredientes e produtos em Portugal.
Atualmente, a McDonald’s Portugal colabora com aproximadamente 800 empresas portuguesas responsáveis pelo fornecimento de bens, serviços e matérias-primas. Em 2024, estas parcerias representaram 84% do volume e 59% do valor total das compras realizadas pela marca no país, refletindo o forte contributo da rede de parceiros nacionais para a operação da McDonald’s no país.
No que respeita a compra de matérias-primas (ingredientes e produtos alimentares), cerca de 38% do total de compras, em valor, são hoje feitas a parceiros portugueses, sendo mais de 30 os fornecedores nacionais que abastecem os 212 restaurantes McDonald’s em Portugal. Em 2024, o total de ingredientes nacionais e produtos adquiridos em Portugal ultrapassou as 17 mil toneladas.
O resultado desta aposta em parceiros nacionais está refletido em vários ingredientes presentes no menu da McDonald’s em Portugal, caso do tomate fresco fatiado, da cebola fresca e da Maçã de Alcobaça fornecidos pela Campotec ou mesmo da alface iceberg, do mix de saladas ou das mini cenouras, fornecidas pela Vitacress. Também muitos dos molhos são desenvolvidos em solo nacional, nomeadamente, o ketchup, produzido a partir de tomate cultivado na zona do Ribatejo pela Italagro (Grupo HIT) e ainda o molho de batatas, produzido pela Casa Mendes Gonçalves.
Os sabores nacionais ganham ainda maior expressão nos restaurantes da marca no país através de produtos exclusivamente desenvolvidos para o mercado nacional. É disso exemplo a gama de sopas da marca, com as opções de feijão verde e camponesa, produzidas e fornecidas pela Estêvão Luís Salvador, a par dos cremes de cenoura e de ervilhas, fornecidos e produzidos pela Sopas Graciete. Também são várias as opções de bebidas de raízes portuguesas, como Sumol, Compal, Um Bongo e Água Serra da Estrela, através da parceria com a Sumol Compal.
A marca também aposta na recriação de receitas nacionais de forma irreverente. O Sundae Doce da Casa com a Bolacha Maria moída Vieira Chef, fornecida pela Vieira, ou a McBifana, com pão de água fornecido pela Panike e molho original e mostarda da Paladin (Casa Mendes Gonçalves), são exemplos recentes dessa aposta.
Também a oferta de McCafé é pensada para o gosto português, a começar pelo café e descafeinado fornecidos pela Delta Cafés, passando pelo fiambre fornecido pela Nobre, que se junta à manteiga e ao leite de pastagem Terra Nostra, provenientes dos Açores, fornecidos pela Bel Portugal. Para complementar, também o pão alentejano e pão de cereais são fornecidos pela Panike, a par do Pastel de Nata -– um símbolo gastronómico português – fornecido pela Panidor.
A parceria com a McDonald’s representa ainda, para alguns dos seus fornecedores, a oportunidade da sua expansão internacional - como é o caso da Casa Mendes Gonçalves, da Italagro ou da Panike que já fornecem outros mercados onde a McDonald’s opera.
Declarações de Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal:
“Na McDonald’s, ser global é apenas uma parte da nossa história, porque em Portugal, somos portugueses — celebramos os sabores do país, celebramos as tradições e reinventamos a experiência à mesa, e em qualquer outro lugar, com um toque bem português, de forma acessível e com qualidade. Somos uma marca que se desenvolve com o contributo de empresários locais, que geram milhares de oportunidades de emprego no nosso país. Em conjunto, apostamos diariamente em parcerias com produtores e fornecedores nacionais. Porque aqui, muitas das nossas refeições refletem o melhor de Portugal – no sabor, na origem e no impacto na comunidade.”
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com mais de 11.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 212 restaurantes, no Continente e Ilhas, mais de 90% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt