Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

Aceitar

Comunicados de Imprensa

22 março 2021

McDonald’s® Portugal instala rede de carregadores elétricos

Até ao final de 2021 serão instalados 100 pontos de carregamento
McDonald’s Portugal instala rede de carregadores elétricos rápidos nos seus restaurantes McDrive até ao final de 2022

A McDonald’s estabeleceu uma parceria com a EDP Comercial para a instalação de pontos de carregamento rápidos para veículos elétricos e híbridos plug-in nos seus restaurantes com McDrive, em Portugal. A aposta da McDonald’s na criação de uma rede de carregadores rápidos, em vários pontos do país, procura encorajar e facilitar a utilização de veículos elétricos pelos seus consumidores.

A aposta da McDonald’s Portugal na Mobilidade Verde teve início em 2017 e, até ao final de 2022, a marca estima instalar estes novos carregadores elétricos rápidos em cerca de 75 dos seus restaurantes McDrive, sendo que, este ano, a meta é equipar já 50 restaurantes (100 pontos de carregamento) com estes novos equipamentos.
Da nova gama Quick Charging, da Efacec, lançada no final de fevereiro, estes carregadores de design modular irão permitir carregamentos rápidos, entre 20 e 30 minutos, permitindo que os clientes possam carregar os seus veículos com rapidez, enquanto usufruem dos serviços da McDonald’s. Estes carregadores permitem a utilização por diferentes tipos de viaturas, com possibilidade de carregamentos entre corrente contínua ou alternada. Em caso de disponibilidade de dois lugares de estacionamento exclusivos para Mobilidade Verde, é possível o carregamento simultâneo de duas viaturas.
A McDonald’s encara a Mobilidade Verde de forma transversal. Como tal, também a Sede da McDonald’s Portugal dispõe desde o ano passado 18 carregadores elétricos, disponíveis para colaboradores que utilizam viaturas elétricas ou híbridas, próprias ou da empresa.
A marca está ainda, em Portugal, num processo de transição de 100% da sua frota para modelos elétricos e, atualmente, esse objetivo já se encontra cumprido a 25%.
Também a frota da HAVI, o parceiro logístico da McDonald’s, contribui para o impacte ambiental positivo da marca: todos os veículos são hoje movidos a gás natural veicular, tendo, anteriormente, utilizado biodiesel produzido a partir dos óleos alimentares usados nos restaurantes, um dos mais antigos projetos de economia circular da McDonald’s Portugal.
A Mobilidade Verde é, sem dúvida, uma das apostas estratégicas da marca, no compromisso da redução de emissões, de acordo com a meta global de, em parceria com os seus franquiados, reduzir a emissão de gases de efeito de estufa em 36%, até 2030, nos restaurantes e escritórios, tendo como base de referência os valores do ano 2015. A marca está também comprometida na redução de 31% na intensidade das emissões (por tonelada métrica de alimentos e embalagens) em toda a sua cadeia de abastecimento, em colaboração com os seus fornecedores.
Para além do compromisso para com a meta da empresa, concretizado pela sinergia com parceiros e colaboradores, a aposta da McDonald’s na criação de uma rede de carregadores de veículos elétricos e híbridos, em vários pontos do país, procura agora promover esta forma de mobilidade junto da comunidade, encorajando e facilitando aos seus consumidores a adoção de comportamentos mais sustentáveis. A disponibilização deste novo serviço irá também proporcionar uma experiência mais simples, completa e rápida aos consumidores que visitarem um destes restaurantes McDrive, em Portugal.
Ajudar a cuidar e proteger o planeta para as comunidades de hoje e do futuro é um dos objetivos da McDonald’s Portugal que passa por continuar a desenvolver ações concretas, ao nível do ambiente, nas três áreas de impacto onde a marca acredita que, de forma responsável, pode fazer a diferença: Embalagens e Redução de Resíduos, Reciclagem e Economia Circular, e Redução de Emissões.
Com foco no combate às Alterações Climáticas, a estratégia para a Redução de Emissões passa, para além da Mobilidade Verde, pela Eficiência Energética, uma prioridade nos restaurantes McDonald’s, desde a sua conceção e construção, até às operações diárias e medidas que garantem o consumo e abastecimento responsável.

Declarações de Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal:
“A monitorização e a redução do impacte ambiental da nossa atividade tem sido uma prioridade para a McDonald’s Portugal ao longo dos anos, visível nas soluções encontradas para a Eficiência Energética dos nossos restaurantes, bem como nas medidas tomadas noutras áreas da sustentabilidade ambiental.
Agora, com foco na Mobilidade Verde e com a EDP Comercial como parceiro fundamental, vamos instalar carregadores elétricos de última geração por todo o país, de forma a sensibilizar e promover a adoção dos veículos elétricos. Estamos aqui para continuar a fazer bem ao planeta – por isso, ir a um restaurante McDonald’s será uma experiência cada vez mais sustentável.”

Declarações de Vera Pinto Pereira, Presidente da EDP Comercial:
“Esta parceria, a maior em número de pontos de carregamento e localizações que já celebrámos, é um passo fundamental para o desenvolvimento de uma rede pública de carregamento mais conveniente, capilar e, por isso, inclusiva. Estamos muito satisfeitos por nos associarmos à McDonald’s, para juntos contribuirmos para um mundo mais sustentável e acelerarmos para a necessária transição energética.”

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 181 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: https://www.mcdonalds.pt/