Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

Aceitar

Comunicados de Imprensa

23 novembro 2020

Restaurantes McDonald’s apoiam famílias de Casas Ronald McDonald

De 23 a 29 de novembro, os restaurantes McDonald’s em Portugal vão mobilizar-se para recolher fundos através da iniciativa McSorriso para os projetos da Fundação Infantil Ronald McDonald - as Casas Ronald McDonald e o Espaço Familiar Ronald McDonald, que acolhem e apoiam famílias com crianças em tratamento hospitalar. Os 41 franquiados unem-se, deste modo, para reforçar o seu envolvimento com a comunidade e o apoio que dão, ao longo de todo o ano, à Fundação.

Numa altura de maior adversidade para as famílias portuguesas devido à pandemia por Covid-19, a iniciativa pretende – contrariando as dificuldades no setor da restauração - continuar a apoiar financeiramente o acolhimento gratuito de famílias com crianças em tratamento hospitalar e garantir a sustentabilidade financeira e o funcionamento das Casas Ronald McDonald de Lisboa e do Porto - duas “casas longe de casa”, que apoiam gratuitamente as famílias com crianças em tratamento no Centro Hospitalar Lisboa Central e Centro Hospitalar S. João e IPO Porto – e do Espaço Familiar Ronald McDonald, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Durante uma semana, por cada McMenu® ou McMenu Grande vendidos, os 179 restaurantes McDonald’s em Portugal vão doar 25 cêntimos à Fundação. Para além deste importante contributo e do apoio, ao longo de todo o ano, que é feito pelos 41 franquiados da marca, os consumidores podem ainda contribuir, ao longo de todo o ano, através dos quiosques digitais e dos canais de doação da própria Fundação, e até ao final do ano através da app MB WAY.

A campanha de comunicação, com o conceito “A força da família faz toda a diferença”, marca presença em televisão, imprensa, rádio, exterior, online e materiais de comunicação nos 179 restaurantes nacionais entre 23 e 29 de novembro. Através deste conceito, a marca pretende reforçar que quando as crianças estão doentes, ter a família unida faz toda a diferença.

Criada em 2002 (19ª edição), a iniciativa McSorriso já permitiu que os restaurantes McDonald’s em Portugal contribuíssem com mais de um milhão de euros para a Fundação Infantil Ronald McDonald cumprir a sua missão: apoiar e aproximar as famílias com crianças em tratamento hospitalar e contribuir para o seu bem-estar.

As Casas Ronald McDonald, de Lisboa e Porto, acolhem gratuitamente as famílias com crianças em tratamento hospitalar que, vivendo longe de um hospital central de Lisboa ou Porto, precisam de um lugar onde ficar por forma acompanharem as suas crianças. O Espaço Familiar Ronald McDonald, que conta com a parceria do Centro Hospitalar Lisboa Norte e da Associação para as Crianças de Santa Maria, situa-se junto à unidade de pediatria do Hospital de Santa Maria e pretende aproximar as famílias e as suas crianças em tratamento no hospital a contribuir para o seu bem-estar. Trata-se de um espaço de utilização diurna e destinado à família da criança hospitalizada. No total, as duas Casas Ronald McDonald e o Espaço Familiar Ronald McDonald em Portugal já acolheram mais de 3.700 famílias, de todo o continente e dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Declarações Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal: “Sabemos que o atual contexto tem sido exigente para as famílias, em especial para as famílias com filhos em tratamentos hospitalar e que, mais do que nunca, precisam de estar unidas contrariando a atual situação em que vivemos.
Apesar das adversidades, o sentido de comunidade sai fortalecido, pelo que este ano, e mais do que nunca, a campanha McSorriso tem um significado ainda mais especial. É em momentos difíceis, como este, que se torna ainda mais relevante o apoio das marcas às suas comunidades e a todos aqueles que mais necessitam, como as famílias com criança em tratamento hospitalar, acolhidas por estas “casas longe de casa”.

Declarações Gonçalo Barata, Diretor Executivo da Fundação Infantil Ronald McDonald™: “Para as famílias que acompanham as suas crianças em tratamento hospitalar, as adversidades que vivemos no contexto de pandemia acrescem às vulnerabilidades e dificuldades que já sentiam. É, pois, com grande apreço que recebemos este apoio da McDonald’s e dos seus franquiados que este ano, apesar das dificuldades que enfrentam no seu setor, decidiram reforçar ainda mais o seu apoio a esta causa. Acreditamos que esta campanha irá solidificar ainda mais a força da família, que faz toda a diferença, especialmente nos momentos de doença de um filho.”

Sobre a Fundação Infantil Ronald McDonald™:
A Fundação Infantil Ronald McDonald é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) de reconhecida Utilidade Pública, que tem como missão a promoção e realização de iniciativas que contribuam para o bem-estar das crianças e suas famílias. Criada em 2000, conta com o apoio da sociedade civil e de parceiros, entre eles a McDonald’s Portugal e os seus franquiados.

A Casa Ronald McDonald de Lisboa, inaugurada em 2008, situa-se no Largo Conde Pombeiro, perto do Hospital Dona Estefânia e apoia o Centro Hospitalar Lisboa Central (Hospital D. Estefânia, Hospital dos Capuchos, Hospital de Santa Marta e Maternidade Alfredo da Costa). A Casa Ronald McDonald do Porto, inaugurada em 2013, situa-se no campus do Hospital de S. João, e apoia o Centro Hospitalar S. João e o IPO-Porto. O primeiro Espaço Infantil Ronald McDonald em Portugal, inaugurado em 2017, situa-se no Hospital de Santa Maria em Lisboa. No total, as duas Casas e o Espaço Familiar Ronald McDonald já acolheram e apoiaram mais de 3700 famílias com crianças em tratamento hospitalar. Para mais informações visite o site www.fundacaoronaldmcdonald.com

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 179 restaurantes, no Continente e Ilhas, dos quais mais de 90 por cento são geridos por empresários locais, os nossos Franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 37.000 restaurantes.