Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Comunicados de Imprensa

29 abril 2024

WcDonald’s: o universo anime da McDonald’s chega a Portugal

A McDonald’s Portugal junta-se aos fãs de anime e mangá e dá vida ao universo WcDonald’s. A campanha vira o M da McDonald’s numa iniciativa que vai estar no ar a partir de 9 de abril juntamente com um novo McMenu® WcDonald’s.

Esta iniciativa é uma campanha multimeios e marca presença em televisão, exterior, digital (redes sociais e display) e restaurante. Trata-se de uma campanha global da McDonald’s que já decorreu noutros países e que foi agora adaptada para Portugal pela TBWA\Lisboa.

A campanha é dedicada aos consumidores da marca que são fãs de anime e mangá e pretende homenagear o universo WcDonald’s, uma representação da McDonald’s nas séries japonesas há já algumas décadas. A iniciativa é composta por uma série de quatro episódios de anime e mangá, criada e produzida exclusivamente para a campanha, bem como um McMenu® WcDonald’s, com um novo Molho “WcDonald’s Sweet Chili” e um packaging temático.

A série foi produzida pelo Studio Pierrot, um conceituado estúdio japonês, e pretende retratar os quatro maiores subgéneros da animação japonesa: ação, romance, mecha e fantasia. Os episódios são lançados semanalmente, à terça-feira, em televisão e digital e são protagonizados por personagens únicas, onde se desenrola uma aventura sobre os “WcDonald’s Chicken McNuggets®” e o Molho “WcDonald’s Sweet Chili”.

A grande novidade do McMenu® WcDonald’s é o novo Molho “WcDonald’s Sweet Chili”, desenvolvido em exclusivo para a campanha, numa edição limitada. O McMenu® está disponível nos formatos McMenu® e McMenu® Grande, e inclui também 10 McNuggets®, bebida e batata. O Molho “WcDonald’s Sweet Chili” pode também ser consumido com outros produtos McDonald’s.

As embalagens personalizadas têm ilustrações inspiradas nas animações japonesas, projetadas pelo icónico ilustrador de mangá, Acky Bright. O packaging WcDonald’s será utilizado em todos os produtos McDonald’s, durante o período da campanha, com o objetivo de gerar awareness junto dos fãs de animação japonesa e os consumidores da marca.

Como parte da campanha, a marca vai realizar um evento em Lisboa, exclusivo para consumidores, no dia 15 de abril, que pretende dar a possibilidade aos fãs da marca e de anime de experienciarem o universo WcDonald’s. Os participantes serão selecionados a partir de uma dinâmica interativa que decorre durante a primeira semana da campanha, no Instagram da McDonald’s Portugal.

A iniciativa conta também com a presença de cosplayers, bem como algumas dinâmicas alusivas ao tema, entre as quais um workshop com o ilustrador Luís Figueiredo, um artista português reconhecido pelos seus trabalhos em anime. Os participantes terão também a oportunidade de assistir em primeira mão aos restantes 3 episódios da série e provar o McMenu® WcDonald’s, com o novo Molho “WcDonald’s Sweet Chili”.

Para dar resposta ao elevado interesse da comunidade de fãs da cultura pop japonesa em produtos colecionáveis, a McDonald’s desenvolveu também uma linha de produtos de merchandising exclusivo WcDonald’s. Os consumidores têm assim a possibilidade de adquirir uma T-shirt WcDonald’s e um Tote Bag WcDonald’s através de pontos na App My McDonald's.

A campanha está a decorrer nos 200 restaurantes da marca, entre 9 de abril a 6 de maio.

Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing da McDonald’s Portugal:
“Estamos muito entusiasmados com o lançamento desta campanha porque nos permite trazer para a realidade um universo que já existe há muitos anos e que foi inicialmente criado pelas séries japonesas. É uma oportunidade única para estabelecermos uma ligação emocional com os fãs de anime e da marca, e reforçar que a McDonald’s está atenta aos interesses de todos e que oferece experiências únicas aos consumidores.”


Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 10.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 200 restaurantes, no Continente e Ilhas, mais de 90% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal:www.mcdonalds.pt