Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

O Planeta

Redução de Emissões

Estamos comprometidos em reduzir em 36% as emissões de gases de efeito de estufa em restaurantes e escritórios e em 31% a intensidade de emissões em toda a cadeia de distribuição, até 2030.

Para que os restaurantes tenham o menor impacte possível, adotámos uma série de medidas que são monitorizadas através de um sistema de gestão ambiental (SGA), cujo âmbito é a atividade de prestação de serviços de restauração e bebidas, certificado de acordo com a norma ISO 14001. Orgulhamo-nos de a McDonald’s ter sido a primeira marca de restauração de serviço rápido a certificar o SGA de todos os restaurantes.

Cada restaurante tem um responsável pela monitorização dos indicadores ambientais (como o consumo de água, energia, entre outros) e regista-os uma aplicação informática, sendo elaborado, anualmente e por restaurante, um relatório de desempenho ambiental. Para que todos estejamos envolvidos no mesmo objetivo, todos os colaboradores têm formação nestas áreas.

Medidas implementadas que contribuem para a eficiência energética dos restaurantes:

Cozinha

  • Máquinas de gelados, arcas frigoríficas e outros equipamentos permanecem em modo economizador de energia quando não estão a ser utilizados;
  • Existe um controlo automático de temperatura dos equipamentos e o controlo diário dessa temperatura pelo sistema de HACCP (Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo);
  • As fritadeiras têm um sistema inovador de filtragem que permite reduzir em 15% o consumo de óleo e em 7% o consumo de energia relativamente às fritadeiras anteriores;
  • Todos os equipamentos permanecem fechados de modo a evitar perdas de calor;
  • As câmaras frigoríficas de apoio têm doseadores que ajustam o ponto ótimo, tendo em consideração o consumo de energia e matéria-prima, reduzindo os picos de energia e garantindo que não se produz mais do que o necessário;
  • Nos pontos de lavagem existem torneiras com temporizador para redução dos consumos de água;
  • Os detergentes utilizados na lavagem do restaurante são biodegradáveis;
  • As câmaras de refrigeração têm sistemas de controlo de temperaturas e existem cortinas e borrachas nas portas de todas as câmaras de forma a reduzir ao máximo as perdas de energia;
  • Os grelhadores fazem o controlo automático de temperatura. Estes equipamentos mais eficientes foram introduzidos nos últimos anos e são certificados anualmente e sujeitos a intervenções de manutenção preventiva.

Sala

  • O sistema de iluminação está equipado com lâmpadas LED que minimizam o consumo de energia elétrica, na maioria das salas;
  • A maioria dos sistemas de ar condicionado têm um automatismo que permite reduzir os consumos energéticos:
  • Procura-se sensibilizar o consumidor para as questões ambientais através de mensagens-chave expostas ao longo do espaço.

Casas de banho

  • Todas as torneiras têm temporizadores, a maioria dos autoclismos têm dupla descarga e, em algumas casas de banho, estão instalados urinóis secos.

McDrive

  • Em alguns restaurantes, as janelas têm cortinas elétricas que sobem ou descem, de acordo com a intensidade de luz natural face à luz no interior do espaço.

Espaço exterior

  • Com o objetivo de minimizar a acumulação de resíduos nas zonas adjacentes aos restaurantes, existem planos para a implementação das rondas de limpeza nas quais cada restaurante mobiliza uma patrulha de limpeza, identifica uma área de atuação e define o horário e a periodicidade das intervenções;
  • Em cooperação com os seus franquiados, a McDonald’s está a remodelar os seus restaurantes, colocando em alguns deles painéis fotovoltaicos. Cada restaurante McDonald’s equipado com painéis fotovoltaicos prevê produzir 6.000 Kwh de energia elétrica por ano. Em 2019 a McDonald’s garantiu, com este projeto, 60.000 kwh de produção de energia elétrica. Neste momento, já 18 restaurantes estão equipados com painéis fotovoltaicos.

A mobilidade verde é outra aposta da McDonald’s Portugal para reduzir emissões para a atmosfera. Desde 2017, temos vindo a instalar pontos de carregamento elétrico em alguns restaurantes McDonald’s – estimamos chegar aos 100 até ao final de 2021! Com a criação desta rede de carregadores de veículos elétricos e híbridos em vários pontos do país, a McDonald’s pretende promover esta forma de mobilidade junto da comunidade, encorajando e facilitando a adoção de comportamentos mais sustentáveis. A disponibilização deste novo serviço irá também proporcionar uma experiência mais simples, completa e rápida na visita a um destes restaurantes McDrive, em Portugal.

Também a Sede da McDonald’s Portugal dispõe, desde 2020, de 18 carregadores elétricos, disponíveis para colaboradores que utilizam viaturas elétricas ou híbridas, próprias ou da empresa. Estamos, ainda, num processo de transição de 100% da nossa frota para modelos elétricos e, atualmente, esse objetivo já se encontra cumprido a 25%.