
30
Investimos nos colaboradores e desenvolvemos as suas competências.
Trabalhar na McDonald's possibilita o desenvolvimento de competências profissionais e interpessoais, com
uma “formação para a vida”, que prepara os colaboradores para uma carreira dentro ou fora da empresa. Esta
formação torna-se ainda mais inclusiva quando é possibilitada a progressão na carreira, independentemente
das habilitações ou experiência profissional prévia.
Para conseguir criar as condições adequadas a este desenvolvimento progressivo dispomos de um Centro de
Formação com um currículo técnico e comportamental, a partir do qual são lecionados, por ano, mais de 12
cursos diferentes, para diversos níveis. Do programa curricular, continuamente atualizado, destacamos dois
novos cursos disponíveis desde 2020: “Desenvolver o Líder que há em mim” e “Leading Great Restaurants/Leading
Great Teams”. Estes cursos têm a chancela da Hamburguer University, a Universidade Corporativa Internacional
da McDonald’s, e as formações decorrem em vários regimes, como presenciais, virtuais e on-the-job.
A partir do Centro
de Formação são
lecionados cursos para
diversos níveis, sendo a
McDonald’s certificada
pela Direção--Geral do
Emprego e das Relações
do Trabalho (DGERT).
Anualmente são
disponibilizadas mais de
250.000 de formação às
pessoas de todo o sistema
(Sede e restaurantes).
A progressão acontece:
90% dos gerentes
começaram
a sua carreira como
funcionários em
restaurantes McDonald’s.
50% dos colaboradores
da Sede da McDonald’s em
Portugal iniciaram a sua
carreira nos restaurantes
e ocupam hoje lugares de
destaque em várias áreas
da empresa.
Em 2020, o Departamento de Formação lançou o programa “DLEM –
Desenvolver o líder que há em mim”. Este programa comportamental
tem uma duração de três dias e destina-se a Assistentes de Gerência. Foi
pensado para ajudar a equipa de gestão a orientar os departamentos do
restaurante e a proporcionar momentos de bem-estar para os clientes e
as nossas pessoas. Até ao momento, 12 turmas foram impactadas por
esta formação, num total de mais de 200 formandos.
Também no ano passado foi lançada a formação comportamental
“Leading Great Restaurants”, destinada a líderes de restaurante recém-
-promovidos ou com potencial de promoção a curto-prazo. O grande
foco é o de dotar os formandos de ferramentas que lhes permitam
tornarem-se uma “versão melhor deles próprios”, que trará benefícios na
sua liderança, no equilíbrio da vida profissional com a vida pessoal, bem
como prepará-los para liderar eficazmente as suas equipas, contribuindo
para o crescimento de cada um dos seus membros. O curso está dividido
por blocos de apr endizagem, começando com o bloco “ o Líder de
restaurante como defensor dos client es”, passando pelos blocos “ o Líder
de restaurante como criador de capacidades ”, “o Líder de r estaurante
que define a Vi são e a Dir eção” até ao bloco “ o Líder de r estaurante que
impulsiona a mudança”. O formando apreende e pratica ferramentas
que lhe permitem liderar-se a si próprio numa fase inicial, bem como
ferramentas para liderar os outros. Este curso tem ainda a variante
“Leading Great Teams”, destinada aos colaboradores da Sede, tendo a
gestão de topo da empresa participado nas primeiras edições. Até ao
momento, 5 turmas foram impactadas por esta formação, o que
corresponde a cerca de 70 formandos.