Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Este site utiliza cookies. Ao navegar, estará a consentir com a sua utilização.

Saiba mais sobre a Política de Cookies aqui

Aceitar

Comunicados de Imprensa

06 abril 2021

3.ª edição Happy Meal Readers com nova coleção

3.ª edição Happy Meal Readers com nova coleção e mais um milhão de livros para distribuir

Depois de mais de dois milhões de livros distribuídos desde o início do programa Happy Meal Readers, em 2019, e assinalando o Dia Internacional do Livro Infantil, a McDonald’s Portugal apresenta a sua nova coleção de livros “Os Minidetetives”, disponível na compra de um Happy Meal e em alternativa ao brinquedo, a partir de dia 5 de abril e ao longo do ano 2021.

Lançado em 2019 e disponível em todos os restaurantes McDonald’s a nível nacional, o programa Happy Meal Readers é uma iniciativa global, que ofereceu, pela primeira vez em Portugal, a possibilidade de escolha entre um livro exclusivo ou um brinquedo na compra de um Happy Meal. Com o apoio do PNL 2027 (Plano Nacional de Leitura 2017-2027), o programa tem como objetivo promover a literacia infantil e a leitura como atividade favorecedora de proximidade familiar.

A cada oito semanas são lançados dois novos livros, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, reconhecida mundialmente pelo seu best-seller Como Treinares o teu Dragão, que irão transportar os leitores para aventuras da família de Minidetetives na procura de respostas a grandes curiosidades da Natureza. Esta nova coleção é composta por 12 volumes exclusivos. Em 2021, a McDonald’s estima disponibilizar mais um milhão de livros com o programa.

Depois de lerem os livros, as famílias podem continuar a viver as aventuras da família de Minidetetives , na App Happy Meal, que disponibiliza conteúdos exclusivos digitais e interativos, bem como através da plataforma Diversão em Família, onde são disponibilizados conteúdos didáticos e de entretenimento.

Este ano, a McDonald’s conta ainda com o embaixador do programa Happy Meal Readers – Francisco Garcia – para dar voz e vida às aventuras desta família de detetives partilhando, também, dicas de como os pais podem ser bons contadores de histórias junto dos seus filhos.

Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal:
“É com grande entusiasmo que assinalamos o Dia Internacional do Livro Infantil com o lançamento da nossa nova coleção de livros Happy Meal Readers. Esta é já a terceira edição deste programa que deu, pela primeira vez, a possibilidade de escolha entre um livro ou um brinquedo na compra de um Happy Meal e que totaliza, em dois anos, a oferta de mais de dois milhões de livros, reforçando o nosso papel enquanto promotores de bons momentos em família e desfrutando do prazer da leitura como um momento que privilegia o convívio entre pais e filhos.

Estes resultados vêm reforçar e consolidar a nossa estratégia de promoção dos hábitos de leitura em família, de uma forma divertida, permitindo um maior acesso aos livros e à literacia infantil. Queremos continuar a trabalhar para capitalizar a força da marca para promover os hábitos de leitura e sermos um parceiro de pais, educadores e famílias na descoberta do prazer de ler.”

Declarações de Teresa Calçada, Comissária do Plano Nacional de Leitura 2027:
“Sendo a promoção da leitura em família uma das áreas de ação do Plano Nacional de Leitura 2017-2027 (PNL2027), não podíamos deixar de felicitar a McDonald’s pelo seu trabalho neste âmbito, em particular através do programa Happy Meal Readers, do qual somos parceiros desde o início.
Dada a extraordinária importância da leitura e do contacto com o livro desde a mais tenra idade, o PNL2027 congratula-se com o facto de mais de 2 milhões de livros terem sido escolhidos pelas crianças no Happy Meal, prevendo que a nova coleção agora apresentada goze de um renovado sucesso.
Neste Dia Internacional do Livro Infantil, associamo-nos, pois, à McDonald’s no lançamento da nova coleção de livros Happy Meal Readers, que fará decerto as delícias dos pequenos leitores e das suas famílias.”

Sobre o programa Happy Meal Readers:
O programa Happy Meal Readers integra os “Compromissos da McDonald’s para com as Famílias”, anunciados em fevereiro de 2018, visando apoiar os pais a incentivarem as crianças a ler, promovendo hábitos de leitura e bons momentos em família. A Suécia foi, em 2001, o primeiro país a oferecer livros com o Happy Meal. Desde então, esta iniciativa foi alargada a outros países onde a marca está presente, nascendo, em 2012, o programa Happy Readers, presentemente denominado Happy Meal Readers. Atualmente, o programa Happy Meal Readers abrange 82 mercados. Em Portugal, a McDonald’s lançou este programa em 2013, primeiramente, no formato de livros digitais e interativos.

Com o objetivo de promover a paixão pela leitura em família, foram desenvolvidos em Portugal vários projetos desde essa data, reforçando este compromisso. Entre 2014 e 2016, a Happy Van, uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, levou o projeto Happy Meal Readers a todo o país, com o apoio do PNL2027. Posteriormente, a McDonald’s lançou livros de autores portugueses, como Mistério no Pavilhão de Portugal, de Maria Inês Almeida (2015) e O Dragão, de Luísa Ducla Soares (2016). Em 2015, foram criadas as “Noites Happy Meal Readers”, que dão a oportunidade a várias crianças de “acamparem” na Estufa Fria, na Feira do Livro de Lisboa, promovendo a leitura de histórias, com o apoio da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e as BLx (Bibliotecas de Lisboa). Em 2017, foi lançada a revista “Happy Kids”, que conta com conteúdos exclusivos, a pensar nas famílias portuguesas. Em 2019, a McDonald’s passou a oferecer, através do Happy Meal, um livro exclusivo em alternativa ao brinquedo e esteve presente em vários eventos destinados às famílias com sessões de leitura, diversão e oferta de livros. Desde 2019, a McDonald’s já ofereceu mais dois milhões de livros através deste programa.

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 181 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: https://www.mcdonalds.pt/