‘A McDonald’s segue-te’ é a assinatura da nova campanha de comunicação da McDonald’s Portugal que pretende falar para a geração de jovens portugueses (Geração Z). Com esta campanha, a McDonald’s demonstra como se inspira nos jovens para fazer mais e melhor pelo planeta, pelo emprego e pelas comunidades onde se inserem os restaurantes da marca. Para dar voz a esta campanha, a McDonald’s procurou exemplos inspiradores de pessoas reais, incluindo colaboradores e jovens consumidores portugueses, dando-lhes palco nas diversas peças e canais de comunicação.
Desenvolvida pela TBWA Lisboa para a McDonald’s Portugal, a campanha ‘A McDonald’s segue-te’ vai estar presente em outdoor, televisão, rádio, e digital com dois filmes e sete minidocumentários, a serem divulgados ao longo deste ano nas redes sociais e website da marca. Todas as peças de comunicação desta campanha são protagonizadas por pessoas reais, incluindo colaboradores de restaurantes McDonald’s de vários pontos do país, fazendo ainda parte do elenco jovens consumidores, fora da McDonald’s.
Planeta, emprego responsável e apoio à comunidade são os temas que a McDonald’s retrata nesta nova campanha, que, através de histórias reais, tem como objetivo demonstrar o caminho que a marca tem feito e pretende continuar a fazer em prol do planeta, do emprego e das comunidades.
“Acreditas que reciclar pode remendar o futuro?” e “Vais mais longe pelo planeta?”, fazem parte das perguntas lançadas pela McDonald’s nesta campanha, que pretendem fazer o paralelismo com as ações e os valores com os quais também a marca se identifica, nomeadamente, na promoção da reciclagem e iniciativas de economia circular, e na aposta na mobilidade verde e na eficiência energética. Já para abordar o impacto local da marca, a questão “Para ti, comprar local é fazer bem a um vizinho?” pretende ilustrar a aposta da McDonald’s na compra a fornecedores locais e no apoio às comunidades em Portugal.
A McDonald’s traz ainda nesta campanha os compromissos que prossegue enquanto bom empregador, designadamente, no investimento no desenvolvimento e formação das equipas - “Para ti, no primeiro emprego, o que está certo é poder errar?” -, na aposta na flexibilidade de horários - “Esperas que o trabalho te dê tempo para o que mais gostas?” – e na promoção de ambientes de trabalho inclusivos - “O teu estilo é abraçar todos os estilos?”.
Ao longo do ano, e de forma complementar à campanha de televisão, a McDonald’s vai partilhar histórias reais e inspiradoras de impacto, através de sete minidocumentários, dando voz a cada um para contar a sua história real perante a sua ampla comunidade digital da McDonald’s Portugal. A par disso, e como forma de concretizar a assinatura da campanha “A McDonald’s segue-te”, a marca vai também seguir, na rede social Instagram, exemplos inspiradores de outras pessoas que se identifiquem com os temas abordados nesta campanha.
Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing da McDonald’s Portugal
“A nova campanha ‘A McDonald’s Segue-te’ pretende transmitir que a marca tem os jovens como inspiração, procurando promover, junto desta geração, uma maior confiança num mundo melhor. Isto porque, em toda a comunicação da campanha, retratamos as áreas que mais preocupações trazem à geração mais nova, como é o caso do emprego e da sustentabilidade ambiental, valores também eles partilhados pela McDonald’s, pelo que procuramos mostrar o caminho que também a marca está a percorrer nestas áreas-chave.
Por isso, abordamos o impacto local da McDonald’s por meio de histórias inspiradoras de jovens portugueses, quer enquanto colaboradores quer como consumidores pois, para eles, não há fronteiras entre estes dois mundos e os atributos de sustentabilidade da marca reforçam a sua imagem enquanto empregador e vice-versa. Queremos assim, com esta campanha, posicionar a McDonald’s do lado desta geração, ao partilharmos dos seus valores e da sua ambição de fazer a diferença, hoje e no futuro, dando força às suas vozes, iniciativas e histórias individuais.”
Ficha Técnica “A McDonald’s segue-te”
Produção: Blanche Filmes
Realização e Direção de Fotografia: Pedro Varela
Produção Executiva: Pedro de Oliveira
Direção de Produção: Isa Vaz Velho
Arte: Alexandra Silva
Guarda-Roupa: Vivi Engiel
Make-up e Cabelos: Miguel Molena
Som: Jorge Cabanelas
Equipa Técnica
1st AD: Paulo Rebelo "Bilu”
2nd AD: Ana Moreira
Coordenadora de Produção: Ana Isabel Duarte
Secretária de Produção/Pesquisa: Raquel Costa Gomes
Reperagem: Jorge Anselmo
Location Manager: Aurora Benfeito e Bernardo Serrão
Ass. Location: Gabriel Inneco e João Baldo
Ass. Produção: António Barros
Ass. Produção Carrinha: André Rodrigues
Driver/PA: João Caldeira e Tiago Bonneville
Ass DOP: Martim Varela
1st AC: Nuno Fazenda
2nd AC: Henrique Pena
Video Assist: Miguel Rebelo
Assistente Aderecista: João Pedro
Assistente Plateau: José Cascais
Assistente Guarda-Roupa: Vasco Durão
Chefe Eletricista: Pedro Nair
Assist Eletricista: David Silva, Nuno Quintas, Luís Carneiro e Pedro Santos
Chefe Maquinista: João Almeida
Assist Maquinista: Bruno Oliveira
Coordenação Pós-Produção: João Lobo
Edição: Sérgio Pedro, Pedro Varela, João Lobo
Pós-Produção Video: Light Film
Pós-Produção Áudio: Mute
Making of: Rita Barreto
Shooting: Rui Lacas
Locutora: Diana Nicolau
Agência – TBWA/ BBDO
CEO – Rui Silva
Director Criativo Executivo – Marco Pacheco
Directores Criativos – Julliano Bertoldi e João Guimarães
Diretora de arte – Beatriz Roque
Copywriter – André Águas
Diretora Estratégia – Letticia Marcon
Estrategas - Carmen Esteves e Afonso Gonçalves
Directora de Contas – Joana Margalha
Account Manager – Tânia Carmo
Consultores de produção: Pro(u)d
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 10.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 194 restaurantes, no Continente e Ilhas, 92% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt