Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Comunicados de Imprensa

08 maio 2025

Regresso da McBifana em campanha com os NAPA

A McDonald’s apresenta uma nova campanha multimeios para assinalar o regresso da McBifana aos seus restaurantes. Com o conceito “McBifana. Não há Mac como o nosso”, a campanha celebra uma receita tipicamente portuguesa, muito acarinhada e aguardada pelos fãs da marca. Os NAPA, representantes de Portugal na Eurovisão 2025, são os protagonistas da campanha e juntam-se à McDonald’s para assinalar o regresso da McBifana a ‘casa’.

O relançamento da McBifana surge como uma resposta direta ao entusiasmo e aos pedidos constantes dos consumidores por este produto que reflete os sabores locais e a identidade da marca em Portugal.

A campanha foi criada em exclusivo para o território nacional pela TBWA/BBDO e marca presença com um filme em televisão, exterior, digital (redes sociais e display), rádio e ponto de venda. O filme é protagonizado pelos NAPA, com a música “Deslocado”, vencedora do Festival da Canção. A mensagem transmitida pela canção retrata o regresso da McBifana a casa, evocando a saudade, o reencontro e os sabores que fazem parte da tradição portuguesa.

Desenvolvida em Portugal e em exclusivo para o mercado nacional, a McBifana é uma reinterpretação da Bifana tipicamente portuguesa. Lançada em 2012, a McBifana regressou aos restaurantes McDonald’s Portugal em 2021, e volta agora ao portfólio da marca a partir de 29 de abril de 2025, reafirmando o compromisso da McDonald’s com uma oferta adaptada ao gosto e preferências a nível local. A receita desta sanduíche conta com pão de água português, hambúrguer de carne de porco e um molho original de maionese com sabor a pimento, alho e louro, e inclui também a oferta de uma embalagem de molho de mostarda Paladin, entregue numa saqueta individual.

A McBifana está disponível desde dia 1 de maio e até 30 junho em todos os restaurantes McDonald’s Portugal, McDrive, Take-Away, McDelivery e Pedidos Mobile.

Declarações de Ana Freitas, Gestora do Departamento de Marketing da McDonald’s Portugal:

“A McBifana é, sem dúvida, um dos produtos mais acarinhados pelos nossos fãs. Desde o seu lançamento, e sempre que não está disponível, temos recebido inúmeros pedidos para o seu regresso. É uma receita que fala diretamente ao coração dos portugueses e que se tornou um verdadeiro símbolo da nossa ligação com a cultura local. É com imenso orgulho que regressa aos nossos restaurantes, com o mesmo sabor que tantos reconhecem e valorizam.
E de modo a celebrar este momento, preparámos uma campanha única que homenageia a cultura nacional e valoriza os sabores e referências com que os portugueses mais se identificam. A campanha conta com a parceria da banda NAPA e a sua música “Deslocado”. O tema da música não podia ser mais português, centrada na saudade e na ânsia de regressar a casa. Exatamente como a McBifana, tão portuguesa, e que deixou saudades a tantas pessoas que anseiam o seu regresso a casa, ou seja, à McDonald’s.”

Download materiais

 

Ficha Técnica

Cliente: McDonald’s
Produto: McBifana

Agência – TBWA/ BBDO

Chief Creative Officer – Rui Silva

Director Criativo Executivo – Marco Pacheco

Directores Criativos – João Guimarães e Julliano Bertoldi

Diretor de Arte – Julliano Bertoldi

Copywriter – João Guimarães

Strategy Director - Letticia Marcon

Strategist - Carmen Esteves

Directora de Contas – Joana Margalha

Account Manager – Dina Camacho

 

Production Company - Looks: Good.

Director – António Amaral

DOP - Bernardo Infante

Produtora Executiva – Inês Ferreira

Chef de Produção – Manuel Barbosa

Editor - César Santos

Pós-Produção Imagem: Tribo

Pós-Produção Som: Som de Lisboa

Filme Packshot

Produtora: Slow Studio

Realizador: Nuno Correia

Production Consultancy: Pro(u)d

Sobre a McDonald’s® Portugal:

Com mais de 11.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 212 restaurantes, no Continente e Ilhas, mais de 90% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt