Logotipo McDonald’s

Para aceder ao website da McDonald’s® Portugal utilize, por favor, um dos seguintes browsers: Microsoft Edge, Chrome, Firefox ou Safari.

Comunicados de Imprensa

07 maio 2021

McDonald’s há 30 anos aqui para fazer bem

A McDonald’s chegou a Portugal há 30 anos e é aqui, como um bom vizinho, que está e faz parte de 182 comunidades com o propósito diário de alimentá-las e apoiá-las, seja a fazer as suas compras a dezenas de fornecedores portugueses, a criar emprego e outras oportunidades a milhares de pessoas, a apoiar centenas de instituições locais ou a aproximar milhares de famílias através das Casas Ronald McDonald.

No mês em que celebra o seu 30º aniversário, a McDonald’s reforça, através do lançamento da plataforma de contributo local “Aqui para fazer bem”, que está em Portugal para servir bons momentos a todos os consumidores que, diariamente, visitam os seus restaurantes ou pedem a sua refeição em casa, mas também para apostar nos mais de 30 fornecedores nacionais - que representam 40% do valor total as compras de matéria-prima portuguesa - e que fornecem à marca, diariamente, qualidade, segurança e confiança. Além disso, a McDonald’s está em Portugal para criar emprego e para incluir, formar e apoiar o desenvolvimento de todos os que consigo quiserem fazer bem, num universo de cerca de 8.500 colaboradores - por exemplo, através do Programa Nacional de Bolsas, lançado em 2020 e que atribui 200 bolsas anuais. A marca está ainda, aqui em Portugal, para apoiar centenas de instituições locais e aproximar famílias com crianças em tratamento hospitalar através das Casas Ronald McDonald. Desde a sua criação que já mais de 3.700 famílias foram apoiadas por estas “casas longe de casa”.

Para comunicar este novo posicionamento corporativo, a McDonald’s lança uma campanha de comunicação com presença em televisão, rádio, digital e imprensa, bem como nos materiais dos seus 182 restaurantes. Com o mote “É para isso que servem os vizinhos”, o spot de TV, desenvolvido em Portugal pela TBWA\Lisboa e Pro(u)d, pretende reforçar o papel, muitas vezes desconhecido e invisível, de um vizinho. Um conceito que ganhou força na vida dos portugueses devido à pandemia, e que trouxe de volta a importância das comunidades locais e dos vizinhos, que hoje estão mais próximos e cujas histórias passámos a conhecer. Um vizinho como a McDonald’s, que vive em Portugal há 30 anos e que procura fazer bem o que faz – servir bons momentos, mas também fazer bem às comunidades e às pessoas que a rodeiam – como fazem os bons vizinhos. Através da nova campanha a marca posiciona-se como um “bom vizinho”, também com grandes histórias para partilhar, até aqui pouco conhecidas pelo público em geral, e num tom de comunicação simples e bem humorado. Até ao final do ano, a McDonald’s irá ainda alimentar diversas histórias da marca na landing page dedicada à sua nova plataforma de contributo local “Aqui para fazer bem”.

Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing e Comunicação da McDonald’s Portugal:
“É com orgulho que celebramos os 30 anos da McDonald’s em Portugal. Não nascemos neste país, mas desde 1991 que o nosso lugar é aqui. E o nosso propósito tem sido, desde então, fazer bem a este local. Servir as comunidades onde operamos através da criação de emprego, do apoio às nossas pessoas e às nossas comunidades, e do estabelecimento de novas parcerias com fornecedores nacionais, contribuindo assim para o crescimento de Portugal.
Apesar de sermos uma marca americana trabalhamos, diariamente e já lá vão 30 anos, para criar valor na sociedade portuguesa e contribuir para o desenvolvimento deste país que adotámos como nosso. Assim, Qualidade, Pessoas e Comunidades são os três grandes pilares onde assenta a nossa atuação enquanto bons vizinhos que somos aqui e que espelhamos em histórias na nossa nova plataforma de contributo local “Aqui para fazer bem”.

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 182 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes.