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Comunicados de Imprensa

30 março 2021

McDonald’s Portugal reduz o consumo de plástico

‘Sempre que mudamos alguma coisa, muita coisa muda’

A McDonald’s Portugal anuncia as alterações que tem vindo a concretizar na substituição das embalagens de plástico de uso único utilizadas para servir os seus clientes, processo que estará concluído até ao final do primeiro semestre de 2021. A estratégia nesta área de impacto das embalagens e redução de resíduos vai permitir reduzir o consumo de plástico na McDonald’s em mais de 500 toneladas, por ano, nos restaurantes em Portugal.

A transição alargada das embalagens de plástico de uso único teve início em 2019 em Portugal. Agora, a marca encontra-se na reta final desse percurso, ancorado em 3 eixos estratégicos:

  • Reduzir: reduzir a utilização de plástico em excesso nas embalagens;
  • Repensar: usar mais fontes renováveis, recicladas ou certificadas no material das embalagens e, em simultâneo, simplificar a variedade de materiais usados sem comprometer a qualidade e o desempenho das mesmas;
  • Reutilizar: usar mais materiais reciclados nas embalagens.
Mantendo a experiência das refeições McDonald’s e assegurando, em simultâneo, a procura pelas melhores soluções do ponto de vista ambiental, este processo passou pela implementação de testes-piloto em vários restaurantes. Dessa forma, a marca pôde verificar que as alterações nos utensílios e embalagens para servir os seus produtos foram sendo bem recebidas pelos clientes, desde o seu início: em junho de 2019, a McDonald’s começou por substituir as paletinas em plástico, para o café, por paletinas em madeira.
Seguiram-se, no início de 2020, o copo e tampa em plástico do gelado McFlurry, substituído por uma só embalagem em papel sem tampa; e os copos transparentes em plástico para servir água, cerveja e néctares, que são agora em papel e entregues apenas a pedido do cliente.
Já em pleno contexto pandémico, e apesar das restrições entretanto instituídas, a McDonald’s Portugal continuou a transitar os materiais dos utensílios e das embalagens que utiliza para servir os seus produtos: a marca substituiu em setembro de 2020 a colher em plástico do seu gelado McFlurry, por uma colher em madeira; e o copo em plástico do icónico gelado Sundae por um copo (e tampa no McDrive, McDelivery e Takeaway) em papel. Aos copos de bebidas frias (que já eram em papel), quando consumidas no restaurante, retirou-se a tampa em plástico; enquanto as sopas passaram a ter tampa em papel.
Também desde setembro de 2020 que deixaram de se usar palhinhas em plástico nos restaurantes McDonald’s em Portugal, tendo sido substituídas por palhinhas em papel, que são fornecidas somente a pedido do cliente.
A McDonald’s prepara-se agora para introduzir as próximas alterações para a migração do plástico para materiais alternativos, nos seus restaurantes. Até ao final do primeiro semestre de 2021 serão introduzidos, em todos os restaurantes nacionais, mais paletinas (para cappuccino e meia de leite) e talheres em madeira e bioplástico, assim como tampas em papel para os copos de bebidas quentes e de bebidas frias quando servidos no McDrive, McDelivery e Takeaway.
O conjunto destas alterações vai permitir à McDonald’s reduzir, no país, o consumo de plástico em mais de 500 toneladas, por ano, número que inclui 68 milhões de palhinhas e mais de 72 milhões de tampas de bebidas, entre outros.
A estratégia de transição para embalagens mais sustentáveis alinha-se com a meta global, subscrita pela McDonald’s Portugal, de reduzir a utilização de plástico em excesso nas embalagens e de, até 2025, garantir 100% de embalagens provenientes de fontes renováveis, recicladas ou certificadas e, em simultâneo, simplificar a variedade de materiais usados sem comprometer a qualidade e o desempenho das mesmas. Hoje, em Portugal, toda a matéria-prima de papel utilizada nas embalagens McDonald’s é já certificada pela FSC (Forest Stewardship Council).
Ajudar a cuidar e proteger o planeta para as comunidades de hoje e do futuro é um dos objetivos da McDonald’s Portugal. Assim, “Fazer bem ao Planeta” passa por continuar a desenvolver ações concretas, ao nível do ambiente, nas três áreas de impacto onde a marca acredita que, de forma responsável, pode fazer a diferença: Embalagens e Redução de Resíduos, Reciclagem e Economia Circular, e Redução de Emissões. A promoção da economia circular passa, assim, por Reduzir, Repensar e Reutilizar materiais, mas também por Reciclar mais e alargar os sistemas de reciclagem, assim como pelo incentivo de comportamentos responsáveis.

Declarações de Inês Lima, Diretora-Geral da McDonald’s Portugal:
Na McDonald’s estamos certos de que sempre que mudamos alguma coisa, muita coisa muda. Por isso, enquanto ajustámos operações para nos adaptarmos à situação pandémica, não parámos de trabalhar para atingir as metas ambientais que traçamos a longo-prazo.
Ao lado dos nossos fornecedores e parceiros continuámos a repensar, reduzir e reutilizar os materiais das nossas cadeias de negócio, assim como ouvimos os nossos consumidores nos testes que desenvolvemos, que sempre receberam de forma muito positiva estas alterações. Acreditamos que é nesta articulação de esforços e partilha de boas práticas que iremos conseguir alcançar um impacte ambiental positivo nas comunidades em que nos integramos. Porque para além de aqui estarmos para servir bons momentos à mesa, estamos aqui comprometidos para fazer a nossa parte e usar a nossa escala para fazer bem ao ambiente.

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 8.500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 181 restaurantes, no Continente e Ilhas, 90 por cento dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 38.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: https://www.mcdonalds.pt/