A McDonald’s Portugal, em parceria com o Plano Nacional de Leitura 2027 (PNL 2027) e o Expresso, apresentam o inquérito “O que leem os nossos filhos” – uma sondagem conduzida pela GFK que analisa os hábitos de leitura das famílias portuguesas, com crianças e jovens entre os 5 aos 15 anos. Considerando um universo de 1000 pais, esta análise insere-se no âmbito do programa de promoção de leitura em família, “Happy Meal Readers”, com o intuito de promover um momento de reflexão sobre a forma como leem as famílias portuguesas e a importância da leitura, nas suas mais variadas formas e formatos, no desenvolvimento cognitivo das nossas crianças.
Das diferentes conclusões do inquérito, destaca-se que só cerca de metade dos pais português têm hábitos de leitura com os filhos e apontam a falta de tempo como principal razão para não o fazerem.
Principais conclusões do estudo, ao nível dos pais:
- 51% não tem atualmente hábitos de leitura, essencialmente por falta de tempo. Ainda que 90% leia ou tenha tido o hábito de ler aos seus filhos, 93% considera ouvir histórias desde pequenos como fator importante para o desenvolvimento de bons hábitos de leitura nas crianças.
- O momento preferencial para ler aos filhos é ao deitar: 66% dos pais levam livros para os filhos nas férias, ainda que apenas 6% dê um livro quando vão jantar fora contra os 24% que dão o telemóvel.
- 77% dos pais consideram que é muito importante desenvolver hábitos de leitura já que é uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal e 88% consideram que tem impacto positivo no aproveitamento escolar.
- O papel é o suporte preferido tanto para adultos.
Principais conclusões do estudo, ao nível dos filhos:
- 67% das crianças que sabem ler, têm hábitos de leitura. 86% lê pelo menos 1 vez por semana.
- Os livros de Aventuras e os Clássicos Infantis são os preferidos e o papel é o suporte preferido.
- Os pais têm influência nos hábitos de leitura dos filhos, entre os pais com hábitos de leitura 71% dos filhos tem hábitos de leitura (+4% que o total). Entre os pais que costumavam ler para os filhos 68% dos filhos tem hábitos de leitura (+1% que o total).
- A leitura surge como a 5ª atividade de tempos livres para os miúdos com 26% de referências. O uso e consumos multimédia obtém o 4º lugar com 64%.
- Concluiu-se também que a % de crianças com bom aproveitamento escolar é superior junto das crianças que tem hábitos de leitura.
Estas conclusões demostram que é importante apoiar os pais a encorajarem as crianças a ler, estimular a sua imaginação e tornar a leitura num momento divertido e partilhado em família, bem como providenciar um maior acesso a livros.
HAPPY MEAL READERS: COMPROMISSO COM A LEITURA EM FAMÍLIA
Como restaurante que privilegia as famílias, a McDonald’s tem como principal objetivo com o programa “Happy Meal Readers” promover os hábitos de leitura conjuntos, sendo um parceiro de pais, educadores e famílias na descoberta do prazer de ler. A aposta na promoção da leitura em família é já um percurso de sete anos, tendo sido os primeiros livros disponibilizados em 2013, em formato digital.
Com o objetivo de promover a paixão pela leitura em família, foram desenvolvidos em Portugal vários projetos desde essa data, reforçando este compromisso. Entre 2014 e 2016, a Happy Van, uma biblioteca móvel, desenvolvida a pensar nos mais novos, levou o projeto Happy Readers a todo o país, com o apoio do PNL (Plano Nacional de Leitura). Posteriormente, a McDonald’s lançou livros de autores portugueses, como Mistério no Pavilhão de Portugal, de Maria Inês Almeida (2015) e O Dragão, de Luísa Ducla Soares (2016). Em 2015, foram criadas as “Noites Happy Readers”, que dão a oportunidade a várias crianças de “acampar” na Estufa Fria, na Feira do Livro de Lisboa, promovendo a leitura de histórias, com o apoio da APEL (Associação Portuguesa de Editores e Livreiros) e as BLx (Bibliotecas de Lisboa) e que este ano assinalam a quinta edição. Em 2017, foi lançada a revista “Happy Kids”, distribuída gratuitamente com o Happy Meal no primeiro fim-de-semana de cada mês, que conta com conteúdos exclusivos, a pensar nas famílias portuguesas, e com uma tiragem de 150 mil exemplares.
Presentemente, o programa Happy Meal Readers disponibiliza livros em permanência com o Happy Meal, em alternativa ao brinquedo. A cada oito semanas são lançados dois novos livros, que transportam os leitores para viagens incríveis ao tempo dos dinossauros. Trata-se de As Aventuras dos Gémeos Treetop, narradas em 12 volumes exclusivos, da autoria da escritora britânica Cressida Cowell, reconhecida mundialmente pelo seu best-seller Como Treinares o teu Dragão. Além dos livros, as famílias poderão continuar a viver as aventuras dos Gémeos Treetop, Alfie e Asha e Tulip e Ted, na App Happy Studio, que disponibiliza conteúdos digitais e interativos.
Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com cerca de 6 500 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 168 restaurantes, no Continente e Ilhas, dos quais mais de 90 por cento são geridos por empresários locais, os nossos Franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 37.000 restaurantes.