A Qualidade e a Segurança Alimentar dos nossos alimentos estão no centro de tudo o que fazemos e, nesse sentido, constituem uma prioridade máxima para a nossa marca.
Como queres fazer o teu pedido?
Distância
Selecione o raio de distância máximo
Selecione a distância
5km
- 5km
- 10km
- 15km
- 20km
Voltar
Os padrões de segurança alimentar vigoram em todos os restaurantes McDonald's, que têm implementado o Sistema HACCP – Análise de Riscos e Pontos Críticos de Controlo: um dos pilares-chave da segurança alimentar, que se estende também aos fornecedores da nossa marca e distribuição. Este sistema consiste em identificar os pontos críticos de controlo nas diversas etapas de confeção dos produtos nos restaurantes – temperaturas de chegada dos produtos ao restaurante, de armazenamento, de conservação dos alimentos e verificação da temperatura interna das carnes grelhadas – de forma a cumprir todos os procedimentos de segurança alimentar.
O nosso rigor é visível e certificado ao nível de:
Procedimentos
Desde 2008, que os restaurantes McDonald's são certificados na área da Qualidade e Segurança Alimentar pela APCER*, segundo a norma APCER 3002. Este selo certifica os procedimentos de qualidade e segurança alimentar praticados em todos os restaurantes McDonald's existentes em Portugal.
A McDonald's foi a primeira marca do sector da restauração de serviço rápido a ser certificada pela APCER, segundo a norma APCER 3002.
*APCER - Associação Portuguesa de Certificação
Formação dos colaboradores
Este curso contempla todas as boas práticas de manipulação, nomeadamente no que diz respeito à higiene pessoal e limpeza das instalações, equipamentos e utensílios, contaminações químico, físico e microbiológicas, bem como os procedimentos para evitar contaminações cruzadas.
Verificação dos procedimentos
Por forma a validarmos que, diariamente, cumprimos de forma rigorosa os procedimentos e garantimos a segurança alimentar, realizam-se, em todos os restaurantes, auditorias externas e não anunciadas por uma entidade terceira, para além da certificação anual da APCER*.
*APCER - Associação Portuguesa de Certificação
Nos nossos restaurantes, o rigor e os procedimentos ocorrem também nos seguintes postos:
Transporte e armazenamento de alimentos
Os produtos são transportados em ambientes com temperatura controlada, sem nunca quebrar a cadeia de frio.
A validade e frescura de cada ingrediente são também rigorosamente controladas.
Na câmara negativa, os alimentos congelados, como é o caso dos hambúrgueres, são mantidos a uma temperatura ideal compreendida entre -18ºC e os -23ºC.
Na câmara positiva, para manter a frescura e a textura, a alface é transportada e armazenada entre 1ºC e 4ºC.
No stock de secos e em todos os locais de armazenamento de alimentos, estes são armazenados numa lógica PEPS (o primeiro a entrar é o primeiro a sair).
Lavagem de mãos
A lavagem de mãos ocorre de 30 em 30 minutos, sempre que necessário ou após mudança de tarefa.
Este processo de lavagem de mãos e antebraços é feito com água quente, acompanhado de um sabonete germicida.
Depois de secas com papel é usado um higienizante à base de álcool.
A lavagem de mãos é registada através de um leitor biométrico de cada colaborador e monitorizada por um sistema informático.
Zona de Condimentação
Na área de manipulação de alimentos, todos os colaboradores utilizam avental descartável e rede.
A utilização de luvas descartáveis para colocar a carne congelada no grelhador, evita a contaminação cruzada com outros alimentos.
Zona de Grelhador
A carne é grelhada a uma temperatura constante até atingir a temperatura interna mínima de 69ºC, o que lhe garante total segurança alimentar.
Para assegurar o cumprimento deste valor, realiza-se um teste que avalia a sua temperatura, com um termómetro aprovado e diariamente verificado.
A certificação atribuída pela APCER confirma a rastreabilidade do nosso ingrediente carne de vaca, desde o prado até ao momento em que é servido nos nossos restaurantes.
Zona de Fritura
O óleo que utilizamos nos nossos restaurantes é 100% vegetal, de colza e girassol.
Os compostos polares dos óleos de fritura são diariamente controlados, assegurando-se o limite legal máximo de 25%.
Os Óleos Alimentares Usados são recolhidos e reutilizados na produção de biodiesel, a sua venda reverte num donativo anual para a Fundação Infantil Ronald McDonald.
Os olhos são o espelho da experiência e do sabor
Entre e explore a Visita Virtual à Cozinha McDonald’s.