É com muito orgulho, entusiamo e dedicação que continuo a trabalhar na McDonald’s Portugal ao fim de 30 anos. Todos os dias são novas oportunidades de evoluir e servir tornando a minha comunidade num lugar melhor.
Como queres fazer o teu pedido?
Distância
Selecione o raio de distância máximo
Selecione a distância
5km
- 5km
- 10km
- 15km
- 20km
Voltar
A Maria João
Tendo sido convidada, juntamente com João e António (atual Gestor de Franchising), para abrir o primeiro escritório da marca no nosso país.
Segundo recorda, “o escritório tinha apenas 40m2, quando comparado com os atuais 2.500m2. Durante uma semana só tivemos dois telefones fixos, um fax e um telemóvel (maior do que os atuais computadores fixos) e muitas caixas onde nos sentávamos. Na 2ª semana recebemos a visita de dois representantes da McDonalds’ Corporation e aí decidimos comprar uma mesa e 3 cadeiras de piscina, visto que ainda estávamos a escolher o mobiliário.”
Esta memória resume, em parte, como foi para Maria João começar tudo do zero: “comprei equipamentos, mobiliário, decoração, criei manualmente o primeiro logotipo institucional da McDonald’s Portugal, adaptado do logotipo da McDonald’s Europe. Em Portugal, ainda não tínhamos agência, tínhamos apenas um escritório de advogados que nos dava apoio. A McDonald’s França apoiava na gestão operacional dos dois restaurantes existentes (Cascais Shopping e Saldanha), a McDonald’s Espanha na área de construção, a McDonald’s UK na área financeira, para onde eu reportava semanalmente as vendas via fax.”
Uma equipa construída para ganhar
Começar do zero é sempre desafiante e faz com que a necessidade de montar uma equipa ganhadora, capaz de ser eficaz em todas as frentes, seja imperativa.
E foi o que começou a acontecer, completados que estavam os primeiros 6 meses da empresa em Portugal. Com efeito, foi nomeado o norte-americano David Reinert como Diretor Geral para o nosso país, “uma das melhores pessoas com quem trabalhei e um amigo para a vida”, enaltece Maria, enquanto prossegue “uns meses depois foi recrutada a Isabel (atual franquiada dos restaurantes Zoo e Estádio de Alvalade) como Diretora Financeira e logo de seguida Eduardo, como Diretor de Construção. Dois anos depois já eramos 16 pessoas e já estávamos num escritório maior. Continuávamos a ir juntos a todas as inaugurações, celebrando com orgulho, como uma verdadeira família.”
Aquilo a que a McDonald’s apelida de Semana de Trabalho em contexto de restaurante, aconteceu para Maria no restaurante nº1 da marca, no Cascais Shopping. Nessa altura, recorda-se de ter ficado “deslumbrada com todos os procedimentos, rigor, segurança e espírito de equipa existentes.” Repetiu a experiência 10 anos depois, desta feita nos restaurantes do Porto, para tomar conhecimento aprofundado do mercado mais a norte e voltou a repetir o hiato e a OJE, agora no Saldanha, onde pôde “conhecer o novo sistema inovador de produção”, capaz de garantir “maior rapidez e qualidade de serviço aos clientes.”
Enquanto passa em revista a sua história, que se confunde com a da própria marca em Portugal, gosta de recordar a sua evolução “comecei como assistente e hoje em dia sou a gestora responsável pela área Facilities, Wellbeing e DEI na McDonald’s", e tudo aquilo que ajudou a criar em prol da comunidade: “ao longo destes anos tive a oportunidade de criar várias iniciativas para o bem das nossas pessoas e comunidades, como o programa de bem-estar “i’m lovin’me”, o programa de voluntariado “Get a Smile”, o programa de “Serviço à Comunidade”, com atividades de apoio social em todo o país, o programa de motivação e conhecimento “Lounge Talks”, o programa de estágios de verão “Summer @ McDonald’s”, um programa de mentoria a startups, entre outros.”
McDonald’s, aqui para fazer bem.