As Sopas Graciete são as ‘originais’, porque efetivamente foram as primeiras
Como queres fazer o teu pedido?
Distância
Selecione o raio de distância máximo
Selecione a distância
5km
- 5km
- 10km
- 15km
- 20km
Voltar
As primeiras sopas prontas a comer, frescas e embaladas em doses individuais, entenda-se.
E é assim há praticamente 18 anos.
Lançadas no mercado no verão de 2004, as Sopas Graciete cedo se destacaram pelas suas receitas, de base caseira e tradicionalmente portuguesas, “sem corantes ou intensificadores de sabor, utilizando apenas produtos hortícolas e azeite virgem”, revela Vasco Vieira, sócio-gerente da empresa com sede em Évora.
Cozinha Graciete
Nascida através de um pequeno negócio familiar
Mas esta história começa a desenhar-se mais cedo, num pequeno negócio familiar conhecido localmente como “Cozinha da Graciete”, famoso pelo sabor caseiro de cada prato, capaz de nos transportar ao tempo das nossas avós. E como as avós também são sinónimo de experiência, foi essa, impulsionada por anos e anos no setor da restauração, que levou esta família a explorar uma oportunidade de negócio que, até então, não existia no mercado português.
Nasciam, assim, as primeiras sopas refrigeradas, embaladas em doses individuais, fáceis de transportar e com um sabor tipicamente português. É por isso que afirmamos com orgulho que, no que toca a sopa, as Sopas Graciete são as ‘originais’.
Como qualquer negócio familiar, a Sopas Graciete começou devagar, com seis variedades de sopa em embalagens de 400 gramas: creme de espinafres, creme de cenoura, creme de agrião, creme de legumes, sopa de feijão com espinafres e creme de feijão verde, e hoje produz mais de 40 receitas, em embalagens de 400 gramas, 800 gramas e litro.
Para além deste crescimento sustentado, a marca mostra estar atenta ao mercado e lançou no ano passado, quatro receitas com certificação BIO, criando oferta para os consumidores que preferem alimentos com este tipo de origem.
Mestres no domínio das receitas de sopas deliciosas
Qual terá sido a receita para se tornarem parceiros da McDonald’s?
Vasco conta que “a McDonald’s contactou-nos pedindo seis receitas já predefinidas e desafiou-nos a propor mais duas que considerássemos terem viabilidade de utilização nos seus restaurantes.” E assim foi. Durante 2 meses e após alguns testes, foram enviadas algumas sopas para uma prova de degustação, tendo as receitas de Caldo Verde e a Sopa de Ervilhas sido aquelas que reuniram maior consenso. Mas a experiência do saber e do sabor levou a Sopas Graciete a propor uma terceira receita: o Creme de Legumes, até porque fazia parte do top 3 de vendas da empresa; uma sopa que, entretanto, sofreu uma alteração na receita, especialmente para a McDonald’s, como confidencia Vasco: “em vez de levar legumes em pedaços, passou a ter os legumes passados, tornando-se uma sopa totalmente cremosa, especialmente pensada para os mais pequenos.”.
A mestria e o arrojo recompensaram e, atualmente, podemos encontrar três receitas nos restaurantes da McDonald’s, com baixo teor de sal e com aquele sabor inconfundível e reconfortante que só encontramos nas sopas caseiras, são elas: a Sopa de Caldo Verde, Sopa de Ervilhas e Sopa de Legumes Passados.
Nem só de sopas se fez a mudança
Efetivamente, não foram só as receitas que sofreram mudanças após o início da parceria com a McDonald’s. Vasco conta, com orgulho, que, “para fazer face a um cliente com um grande consumo e altamente exigente, passámos por um processo de restruturação e reformulámos muito do nosso processo produtivo, para garantir que o produto final fosse ao encontro do que era expectável. Hoje, exportamos sopas para Espanha e vislumbramos exportar para outros países. Atualmente, estamos a desenvolver novos produtos, de outras categorias, de forma a conquistar novos mercados além das sopas”.
De bastante perto. Recentemente, a Sopas Graciete adquiriu uma herdade com 90 hectares, totalmente convertida em agricultura biológica e devidamente certificada. É lá que produzem grande parte das hortícolas consumidas na sua produção.
Mas o ingrediente-chave das sopas é a segurança alimentar. Na Sopas Graciete, “toda a matéria-prima selecionada tem necessariamente de satisfazer as exigências do nosso Sistema de Segurança Alimentar. A empresa define critérios de avaliação e seleção de fornecedores e de fornecimentos em cumprimento com os requisitos da Norma IFS-Food”, afirma Vasco Vieira.
McDonald's, aqui para fazer bem.